Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

Mentes Roubadas - Roberto Pellanda

Sequestro. Controle da mente. CIA. MK-ULTRA. Comitê Church. Ditadura Militar Brasileira.

Na tela da tevê, um elefante roxo, com olhos grandes e redondos, e um sorriso alegre. Ele sacode a tromba de um lado para o outro, enquanto dança e canta: “Cereal DeliCrunch, você tem que experimentar! Experimente!...”.
O que aconteceria se tivéssemos nossas mentes roubadas através da manipulação da mídia?


O livro se passa no Brasil na cidade de São Paulo, mas ele está muito bem ligado com os acontecimentos de fora do país, pois até a CIA, central de inteligência americana, está envolvida.

A trama começa com o misterioso sequestro de doze pessoas que aparentemente não sofreram nenhum tipo de violência e nem foram roubadas, alem de terem sido entregues poucas horas depois do seqüestro. Mas, após a sua liberação, elas estavam um pouco desorientadas e tinham os cabelos totalmente raspados. Tudo isso está intrigando bastante os detetives da polícia Paulo Westphalen e seu parceiro Miguel D’Andrea, que vão nos guiar durante toda a história.

Como se o primeiro caso não fosse suficiente para ocupar todo o tempo dos detetives Paulo e Miguel, eles ainda ficam com o caso do desaparecimento de José Luis, um rapaz, que sofre de uma forma grave de esquizofrenia catatônica e que há décadas é incapaz de se mover ou comunicar-se, ele desapareceu da clínica psiquiátrica de segurança máxima, onde estava internado, e não há indícios de que ele tinha sido levado. O paciente é filho de um megaempresário.

Mas o que Paulo e Miguel ainda não sabem, é que esses dois casos estão intimamente ligados, e eles estão investigando coisa séria, pois duas grandes multinacionais estão também envolvidas e o pior, um dos projetos mais obscuros da história da CIA.
As investigações vão se aprofundando, e os dois casos se tornam cada vez mais ligados, revelando, no clímax, uma conspiração que junta duas grandes empresas, a ditadura militar brasileira e o projeto de controle da mente da CIA dos anos 50 e 60, o MK-ULTRA. E ainda tem ao longo da história uma estranha propaganda de televisão com um elefante roxo, este, deixa alguns personagens incomodados, como uma das vitimas do seguestro e o filho/gênio mais novo do detetive Paulo Westphalen.

O livro é em terceira pessoa e acompanha os passos do detetive Paulo, conforme vão sendo apresentadas novas pistas mais o caso a ser resolvido se complica. Eu ficava tentando descobrir quem eram os culpados, procurava uma ligação entre os casos.
----

Achei um super romance policial, apesar de ser muito diferentes dos que já li como os de Stieg Larsson (Trilogia Millennium) e Jeff Lindsay (Dexter), mas cada um tem o seu estilo, e eu gostei do jeito que Roberto Pellanda me guiou no seu primeiro romance “Mentes Roubadas”, apenas achei que faltou ter explorado mais os lugares, ser mais detalhista.
Mas o enredo é muito bom, fiquei envolvida com o caso do estranho sequestro das doze pessoas e o rapto do jovem que sofre de esquizofrenia catatônica e todo esse envolvimento das pesquisas da CIA e a ditadura militar. Além do mais, é sempre bom ler um bom autor brasileiro.

Só um lembrete: Esse livro não estilo alguns romances que é voltado para assassinatos, os detetives perseguindo fielmente os suspeitos, correndo sérios riscos de vida com trocas de tiros e toda aquela adrenalina, com umas descobertas “estapafúrdias” no final. Ele é mais um livro para raciocinar junto com o personagem, ele é bem “investigativo”.
Achei a trama bem original, gostei.

E o livro ainda tem um site muito legal, vale a pena ver:

http://www.mentesroubadas.com.br/Mentes_Roubadas/Home.html

Gostaria de agradecer o autor Roberto Campos Pellanda por ter me dado esse presente que é o seu livro autografado, e que eu “curtir” bastante; e também pelo presente que deu ao Uma Janela Secreta, outro exemplar de seu livro também autografado e que está sendo sorteado aqui no blog. O sorteiro estará valendo até o dia 29/12, participe!
Obrigada Roberto, e espero que o seu livro conquiste tantos outros leitores!

Para quem gosta de romance policial, nesse caso investigativo e com um pouco de suspense:

.:: RECOMENDO ::.

E o melhor, é de um autor brasileiro!

Minha Avaliação:
                        ☆☆☆☆ ->Muito Bom!
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Ei Celsina,
    Eu tenho maior azar nestes sorteios rsrs
    mais quem sabe estou torcendo :)
    Achei o enredo muito interessante e adorei a resenha.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Celsina, eu pus o banner, tá bem ?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, deu pra visualizar o que esperar do livro, sabe que não sei se estou participando do sorteio?
    vou remediar isso já, caso já esteja, desconsidere!
    beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Cel que resenha legal! O autor deve estar rindo de orelha a orelha!!!!
    Eu estou ansiosa pelo resultado!! Tô super a fim de ler o livro!
    Bjkas:)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, parece ótimo! Fiquei curiosa agora, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi querida!
    Um feliz natal e um próspero ano novo p/ você e sua familia.
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário