Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking



Uma Breve História do Tempo por Stephen Hawking
  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788580576467
  • Ano: 2015 || Lançamento: 1988
  • Páginas: 256
  • Gênero: Física, Não-Ficção;
  • Onde comprar:

Em Uma Breve História do Tempo, Stephen Hawking nós convida a refletir sobre os grandes mistérios do universo, como ele começou e se haverá um fim? Ele é ou não infinito? E o tempo? Como funciona essa quarta dimensão espaço-temporal? É possível viajar no tempo? Ou mesmo pegar atalhos, os chamados 'buracos de minhoca'? 

Fazemos um verdadeiro passeio pela evolução de nossos conceitos da física, desde os filósofos Aristóteles e Kant passando por Copérnico, Galileu, Newton entre outros físicos até chegarmos finalmente à física moderna: relatividade (do muito grande) e mecânica quântica (do muito, muito pequeno). Stephen Hawking ainda faz um apanhado geral, esclarecendo muitas ideias, sobre buracos negros, o big bang, a teoria das cordasas 4 forças fundamentais (gravidade, força fraca, eletromagnética e força forte) e uma teoria que possa unir todas elas.

Somos levados a pensar junto com o autor a respeito de questões cruciais do universo. Um prato cheio para admiradores da cosmologia e curiosos do gênero. O livro ainda conta com várias ilustrações e um glossário super bem vindo no final.

"Contanto que o universo tenha tido um início, podemos supor que houve um criador. Mas, se o universo fosse de fato absolutamente contido em si mesmo, sem contorno nem borda, ele não teria início nem fim: ele simplesmente seria. Nesse caso, qual é o papel de um criador?"

Apesar do quote acima, Hawking não discute questões religiosas nesse livro. Seu foco é tentar entender, jundo com o leitor, como o universo funciona.


"Hoje, ainda almejamos saber porque estamos aqui e de onde viemos. O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua."


Uma leitura extremamente interessante e que vale a pena, mas não vou mentir que mesmo eu (uma formanda em física) tive certa dificuldade em acompanhar o raciocínio de Hawking e não recomendo-o para todo mundo

Ainda assim o livro é cheio de ideias interessantes (algumas sem tantos termos técnicos) que qualquer pessoa é capaz de admirá-las e até entendê-las (com um pouco de esforço). É claro que você precisa nutrir interesse pelo tema (e não seria ruim ter uma noçãozinha de física também). Por sorte assisto a muitos seriados do tipo 'Como funciona o universo' e cursei matérias como: evolução da física, estrutura da matéria, mecânica clássica, mecânica quântica e métodos matemáticos da física – que me ajudaram a compreender e absorver melhor todo conteúdo de Uma Breve História de Tempo. 

Minha Avaliação: ✪✪✪✪✪ -> Ótimo!


Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Essa cara é fantástico. Por mais que algumas coisas pareçam difíceis de entender, não tem como negar que Stephen é um gênio. Adorei a resenha ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei!!! Não vou negar que fiquei babando aqui kkkkkk, essa belezinha aí passou pro topo da minha lista de livros que quero comprar. Vou falir no meu aniversário comprando cada lançamento ótimo que vejo. Adorei a resenha Cel, e só me deixou com mais vontade ainda de ler!!!
    Beijos
    Leoana
    http://agarotacomoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cel!

    Eu não me arriscaria a ler esse livro, não. Acho que seria demais para mim! rsrs

    Um beijo!

    Miriam ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

    ResponderExcluir
  4. Fantástico... vcs me ajudaram a intender muita coisa agradeço....

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fui ligado mais na área de humanas, passava vergonha em física e matemática na escola, mas também sempre nutri certa curiosidade sobre esses temas, por isso resolvi comprar este livro, que vende a ideia da necessidade de pouco conhecimento em física.

    Curti MUITO, achei a linguagem simples e acessível, bem explicativa e com certeza me deixou com vontade de ler mais livros de divulgação científica.

    Como você falou, ele não entra no mérito religioso, e, mesmo pra quem é ligado à ideia de um criador, ele deixa em aberto a possibilidade de que exista, como mostra a frase:

    "Um universo em expansão não impede que haja um criador [...]"

    Enfim, ótimo livro e recomento demais pra quem curte esse gênero.

    ResponderExcluir
  6. O livro é ótimo, recomendo aos que gostam da física quântica*. Isso não quer dizer que fale apenas de F.Q*. As perguntas mas difíceis, são relacionadas nesse livro com as teorias mas fortes e que nos dias de hoje usamos para determinar equações, coeficientes e que forma superiormente as pessoas ligadas em exatas.

    Eu sou universitário em Eng da computação mas também gosto de física quântica.
    De uma forma geral, sem equações complexas o autor nos leva a compreensão ou a não compreensão dos fatos passados no tempo e de como o tempo procedeu com estes fatos, LEMBRANDO de como como o futuro existe mesmo sem nos lembrarmos dele . A magnifica forma de expor as perguntas e de responde-las deixando algo no ar fez desse livro o oposto do que eu esperava encontrar, me resolvi com muitas questões mas por outro lado ainda vejo o livro e a ideia que o autor tenta nos passar como (UM GRANDE PARADOXO).

    Procurei este site quando estava fazendo um artigo sobre o Livro, obrigado pela exposição e a forma da sua compreensão do livro, me ajudou bastante!
    GRATO...

    OZIEL CAVALCANTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de humanas e sempre tive dificuldade com números e lógica, mas estou lendo "uma nova história no tempo" e estou fascinada! Consigo entender tudo perfeitamente mesmo não sendo *"ligada em exatas" *referencia ao Sr. Cavalcante
      Enfim, ótima resenha! O livro que estou lendo é incrível e o recomendo a quem tem interesse pelo tema :)

      Excluir
  7. Muito bom livro, estou lendo pela segunda vez e com certeza não será a última

    ResponderExcluir
  8. muito bom mesmo, li e é verdade tive uma certa dificuldade em ler mas ele é muito bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário