Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: Se Eu Ficar – Gayle Forman



Se Eu Ficar ( If I Stay #1) por Gayle Forman
  • Editora: Novo Conceito
  • ISBN: 9788581635415
  • Ano: 2014
  • Páginas: 224
  • Gênero: Drama;
  • Onde comprar:


Se Eu Ficar traz a história de Mia, uma violoncelista prodígio que após um acidente precisa escolher se quer ou não continuar viva. – Sim, mais um drama juvenil com muito sofrimento e melancolia que é o que parece estar pegando no momento.

Mia, nossa narradora é musicista clássica, enquanto os pais e o irmãozinho são roqueiros assim como o seu namorado Adam que toca em uma banda. Mia tem uma vida normal e cheia de problemas igual a toda adolescente, até que um dia tudo muda, o que era para ser um simples passeio de carro em família vira um pesadelo. Quando o acidente acontece Mia não sabe o que está havendo, até que ela se ver olhando para o próprio corpo caído na beira da estrada, então a realidade cai como uma bomba.

Não é spoiler, o livro inteiro gira em torno desse tal acidente que ocorre já nas primeiras páginas. A autora traça um paralelo do presente com uma Mia em coma acompanhando tudo sem ser vista ou ouvida, com o passado – mostrando suas relações com a família que são de dar inveja, o desenrolar de seu namoro com Adam e sua grande paixão pela música. A história toda é construída em cima das lembranças, já que no presente (que se passa em apenas um dia) acompanhamos uma Mia desolada tentando encontrar motivos para querer continuar viva e sair do coma. 


Logo no início o livro parece ser bem interessante. Essa coisa de acidente realmente me prendeu, mas de repente foi ficando chato, previsível e tão carregado de drama que eu só queria acabar logo com tudo isso. A autora buscou diversos caminhos para nos sensibilizar, e pelo jeito só não funcionou comigo. Achei a construção da história falha e essa narrativa não linear não ajudou nem um pouco.

Minha Avaliação: ✪✪ -> Regular! 
Não recomendo o livro. Quando ao filme, acho que pode estar bem melhor.

Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Oi Celsina!Adorei sua resenha,estou louca para ler se eu ficar!!Você me inspira muito e eu admiro seu blog.Estou tentando juntar com umas amigas para fazer um blog para falar de livros.Tenho uma pergunta,seus livros você compra,ou é parcerias?

    ResponderExcluir

Postar um comentário