Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: A Revolução dos Bichos – George Orwell





A Revolução dos Bichos do autor George Orwell
  • Editora: Companhia das Letras
  • ISBN: 9788535909555
  • Ano: 2007 (ano de pub. 1945)
  • Páginas: 112
  • Gênero: Clássico;
  • Onde comprar:



Uma das primeiras afirmações originais do antitotalitarismo.



O enredo gira em torno dos animais da "Granja do Solar" que insatisfeitos com tanta exploração e,
seguindo a liderança dos porcos, começam a pensar em revolução. Ate que um dia a revolta estoura e os bichos acabam tomando a granja. Liberdade! Finalmente estão livres do homem – "a causa principal 
 da fome e da sobrecarga de trabalho". Agora plantam e colhem em beneficio próprio num sistema igualitário. Mas nem tudo é tão bom quanto parece, e a revolução acaba se mostrando uma tirania. Os lideres desse regime totalitário da "Granja dos Bichos" são os porcos que  usufruem de privilégios e progressivamente restituem um regime de opressão. 

Já mencionei – resenha 1984  o sentimento revoltante e ao mesmo tempo assustador que os livros do George Owrell pode causar, e confesso estar ainda mais apaixonada por essa escrita... Outra crítica feroz. Dessa vez uma sátira da ditadura stalinista – revolução russa. A intenção de Orwell em 'A Revolução dos Bichos' é atacar o mito soviético numa história que fosse "fácil de compreender por qualquer pessoa", e ele conseguiu. 



Os bichos são primeiro explorados pelos homens muito parecido à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos. Aqui esses animais adquirem inteligência, fala e coragem de derrubar seus exploradores, porém, em um segundo momento, se vêem numa escravidão nova e mais impiedosa nas mãos de seus semelhantes. Todos os animais seriam proclamados iguais, só que – "alguns são mais iguais que outros".

Um livro impecável! Onde a reescritura da história, os julgamentos e as execuções em massa são representados com grande nitidez. Seus personagens e ideias irão me assombrar por muito tempo mais.

.:: RECOMENDADÍSSIMO ::.
Minha Avaliação: ★★★★★ -> Excelente!!!
Leitura TOP 



Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Oi, Cel!
    Que belo livro, hein?
    Preciso ler e indicá-lo aos meus alunos para quando formos falar sobre capitalismo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho ele na minha fila há meses e espero lê-lo em breve. Ano passado li 1984 e curti demais a fluência da escrita e a genialidade da trama. Espero encontrar tais características em A Revolução dos Bichos também - ao que sua resenha indica, com certeza encontrarei!

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Oi, Celsina! Agora minha vontade de ler Orwell é maior que antes! Achei super bacana toda essa metáfora usada. Eu comecei a ler, mas tive que devolver o livro à biblioteca, por falta de tempo. Mas vou tentar terminá-lo. Amei as fotos!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Cel,
    Não sei se é porque fiz prova dependendo do filme (que o professor passou), mas essa história para mim ficou chata e nem a sua resenha conseguiu mudar isso.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Esse livro, é sensacional, quem lê, deve se aprofundar na filosofia que o autor criticamente e sabiamente foi capaz de transmitir.Atentem para o porco que no final , ditava as ordens,será que se parece com algo que você vive e viveu nos últimos dez anos? Leia, reflita e faça a sua comparação:

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Revolucao-dos-Bichos

    ResponderExcluir
  6. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  7. A revolução dos bichos é um livro fantástico, que retrata a nossa realidade de oprimidos pelo sistema, Orwell o escreveu inspirando-se nos acontecimentos da época, mas a verdade é que o livro continua muito atual. Emocionei-me muito ao lê-lo porque me senti na pele daqueles trabalhadores enganados por um sistema sacana que tenta a todo custo nos explorar e enganarmos para nos manipular. A revolução dos bichos é meu livro de cabeceira número 1, sem palavras para definí-lo.

    ResponderExcluir
  8. Olá! ^^
    Iniciei a leitura desse livro e estou adorando a maneira como essa crítica é abordada pelo autor! Esse livro é muuuuuito bom!!!
    Adorei a resenha. Amei o blog e já estou seguindo! ^^
    Não deixe de me visitar: www.generoproibido.blogspot.com.br
    Beeeeeeeeeeeeeijos!

    ResponderExcluir
  9. Li o livro. Amei! Fiquei bastante emocionada. É uma realidade que acontece até hoje, e acredito que será assim eternamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário