Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: A Guardiã da Minha Irmã – Jodi Picoult

A Guardiã da Minha Irmã da autora Jodi Picoult
  • Editora: Verus
  • ISBN: 9788576861294
  • Ano: 2011
  • Páginas: 448
  • Gênero: Ficção; Drama 
  • Onde comprar:
Compare Preços no Buscapé

A Editora Verus mais uma vez me surpreende com um ótimo livro!

Uma palavra para definir A Guardiã da Minha Irmã, poderia ser muito bem Inesquecível! Ou inacreditável. Além de claro, esta ser uma história bastante comovente e curiosa... Eu me apaixonei pelo livro desde sua primeira página.
"É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho... mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos de outro?"

– Uma família equilibrada e aparentemente bem feliz, até o dia em que descobriram que sua filha Kate de 2 anos tinha um tipo raro de leucemia (um LPA), e que nunca chegará a fase adulta. Mas que, com uma doação de medula compatível sua vida poderia ser prolongada por mais alguns anos. Desesperados para salvarem a filha, o casal (Sara e Brian) depois de descobrirem que o seu outro filho (Jesse) não era compativel resolveram ter um novo bebê, mas dessa vez com um dedo da ciência no meio, onde todos os seus genes foram selecionados para que esse novo filho seja um doador totalmente compatível com a Kate.

Anna nasceu apanas e unicamente para salvar a irmã. E depois da primeira doação, isso nunca mais parou. E nem iria parar.

Mas na verdade, o livro não começa assim. Conhecemos Anna já com 13 anos. Anna não leva uma vida exatamente feliz, já que os pais nunca parecem realmente nota-la, ao menos é claro quando Kate precisa ser internada, e Anna precisa ser internada junto pois é ela quem doa o que Kate precisa no momento. Ela sempre soube que isso nunca iria acabar (ao menos que Kate morresse). Mas só no dia em que ficou claro que Kate precisava urgentemente de um rim, que Anna conseguiu admitir isso.

Agora Anna resolve entrar na justiça contra os pais para conseguir sua emancipação médica, e nunca mais precisar doar nada para Kate. O que não vai ser nada fácil.
***

Jodi Picoult é bastante engenhosa. Sorrateiramente ela consegue ir prendendo o leitor em sua trama, fazendo-o seguir fielmente sua linha de raciocínio. E mesmo abordando um tema polemico, Judi consegue pôr leveza na leitura. A narrativa é alternada entre vários personagens, que são muito bem explorados, e para cada pensamento, cade lembrança de um personagem, era mais um golpe que nós leitores levávamos ao sermos surpreendidos por uma nova verdade. Uma leitura nem um pouco cansativa, e que apesar de comovente consegue ser também empolgante. 

Tenho que admitir que esse ano está sendo o ano que mais choro com os livros. Frustração, tristeza, alegria... não importa, eu sempre acabo chorando. E em A Guardiã da Minha Irmã não foi diferente. "Minha nossa! Como chorei nesse livro." juro que quase o joguei na parede de tamanho que foi o susto que levei em suas ultimas páginas. Terminei o livro em choque, mas agora (já de cabeça fria - rs) percebi que a autora tomou a decisão certeza, e conseguiu fazer de seu livro, inesquecível! (ainda assim eu não disse que amei o final)
cedido pela editora

Um excelente livro, pessoal! Se vocês ainda não leram, vão logo atras do seu porque é muito, muito bom =)

.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ★★★★★-> Excelente! 


ps.: O livro deu origem ao filme 'Uma Prova De Amor', que para variar eu não assisti, mas com certeza já está na lista. Essa história me conquistou.
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Desde que soube do livro eu tenho uma vontade imensa de lê-lo. Mesmo mesmo! E gostei muito do que você comentou a respeito do final. Ainda não vi o filme, era para tê-lo visto quando ainda estava em cartaz, mas bobeei. Certamente pretendo vê-lo, ainda mais por trazer Abigail Breslin no elenco.
    Bom, agora, mais do que antes, tenho certeza de que PRECISO ler esse livro!

    Bjoka,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que ler esse livro!!! E tbm assistir o filme!

    XD

    Adorei a resenha!!!! EU TENHO QUE LER ESSE LIVRO!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que conhecia esta história lia e pensava eu assisti o filme, mas claro que um filme excelente como 'uma prova de vida' com 'Dakota Fening' só poderia vir de um bom livro. Que tal comentar meu conto Celzinha linda? Saudade de ti e tuas palavras no meu blog. beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também já li este livro Cel. Tens razão, o final está brutal! Apetece mandar o livro contra a parede mas, está fantástico!

    Bjinho*

    ResponderExcluir
  5. Vocês TEMMMM que ler o livro MESMO! rsrs

    Ahh... descobri que o final do filme é totalmente diferente do final do livro. Mais um motivo para vocês lerem, né?! =p

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa tão singela!
    Eu vi o filme desse livro, e eu muito bacana a história, o raciocínio como vc disse, é super legal MESMO. Não sabia que tinha livro, vou procurar!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Cel!!!

    Eu estou louca para ler este livro, li o primeiro capitulo e a estória realmente chamou a minha atenção. Que coisa delicada essa, né? Imagino como deve ser complicado para ambas as partes.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Vc deu 5 estrelas pra esse livro! Como não ler? Eu já me emociono lendo as resenhas, imagino quando for ler o livro realmente, vou parecer uma doida! A história comovente e que com certeza vai emocionar a todos! Amei sua resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti uma prova de amor... e nem sabia que tinha vindo de um livro!

    ResponderExcluir
  10. OI!!!
    Conheci essa estória através do filme, que consegue transmitir toda a emoção da situação. Estou querendo ler o livro, pois sempre há algo mais nas páginas e que não aparecem na tela.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu até peguei esse livro na mão, dei uma folheada nele... mas não me animei!!
    Acho que o livro é denso e triste demais!! Vou chorar muito! hehe
    Então resolvi deixar para outra hora!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Já comprei esse livro e não vejo a hora de lê-lo! Li ótimas críticas sobre ele :D
    Ótima resenha ;)

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. adorei esse livro desde que vi a capa dele.. e estou louco pra me deliciar com ele... vi o filme e amaria ver como é o livro... história baseada. ne
    texto mt bom!!

    ResponderExcluir
  14. Ele deu origem ao filme Uma Prova De Amor??? - Ok, ok, eu ainda não vi o filme - Já vou adicionar ele na minha lista de livros-de-drama-que-preciso-ler. Um draminha de vez em quando faz bem pra todo mundo,né?

    Bjkss ;*
    http://kbftextos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. O titulo é lindo e sugestivo, sem contar que a historia parece ser maaravilhosa.... Fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  16. Super curioso para ler esse livro!
    Ainda mais porque um amigo me indicou o filme, alegando ser ótimo! Mas sempre prefiro ler o livro antes de ver o filme!

    Parabéns pela resenha!

    Bejos

    ResponderExcluir
  17. A história já é linda no filme e os livros costumam ser melhores que suas adaptações. Tô louca pra ler My Sister's Keeper.

    ResponderExcluir
  18. O filme é lindo. Quero ler o livro *-*

    ResponderExcluir
  19. O final do livro e o final do filme são diferentes, eu sabia disso e estava curiosa quanto a isso, daí uma garota me faz o grande favor de contar o final do livro! ô, gente sem noção, viu.
    Pelas resenhas que eu li há também algumas diferenças no decorrer do livro. Quero muito o ler.

    ResponderExcluir
  20. Assistia "Uma Prova de Amor" sim. Eu não tive a oportunidade de ler o livro, mas lendo essa resenha, me parece bem fiel. É lindo, lindo. E tem uma fotografia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário