Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: Escuridão - Elena P. Melodia

Escuridão (Escuridão #1) da autora Elena P. Melodia
  • Editora: Suma das Letras
  • ISBN: 9788560280605
  • Ano: 2010
  • Páginas: 332
  • Gênero: Mistério Sobrenatural, YA
  • Onde comprar:
Um Caderno Misterioso
Acontecimentos Horripilantes 
Premonições...

Esse é o primeiro volume de uma trilogia cheia de mistério, descrita num clima de medo. Adolescentes cheios de problemas emocionais que escondem segredos obscuros. Seitas e mortes. Bem distinto dos outros YA, Escuridão é envolvente de um jeito denso e sombrio.


Às vezes me dizem que sou fria. Talvez seja mesmo. 
Mas saber dosar as emoções é uma necessidade, além de um dever: 
sorrisos e lágrimas podem ser muito perigosos se ficarem fora de controle.

Alma é exatamente assim: Fria, decidida, bonita e não se assusta com qualquer coisa, mesmo depois de ter sofrido um acidente de carro e ser a única sobrevivente. Mas, desde o dia em que adquiriu um lindo caderno roxo, as coisas ao seu redor ficaram bem entranhas.

Com 17 anos e apesar de manter uma rotina normal, aparentado sempre forte e manter bem seu papel de lider, Alma esconde segredos, e estes estão se mostrando bastante perigosos. Alma tem pesadelos, ou melhor, premonições durante o sonho. Ela sonha  com assassinatos e sem perceber os descrevem em forma de contos em seu caderno roxo. E no dia seguinte, lá está a nota do jornal desse assassinato.

Mas não é só Alma que esconde segredos. Suas amigas mudam drasticamente durante a história, a quem mais surpreende é Agatha, revelando ser dona de uma natureza maligna. Também existe o garoto misterioso da sua escola, Morgan, que está cada vez mais presente na vida de Alma e cada vez menos sabemos sobre ele. Além das premonições  e coisas horríveis estão acontecendo com suas amigas. E quanto mais Alma busca explicações mais corre perigo.

Naquele exato momento, uma sombra encobre a luz fraca dos lampiões. 
Uma mão se aproxima. Quero escapar, mas meu corpo não responde. 
Estou paralisada. 

Confesso que no começo o livro não é muito empolgante. Ou pela forma da escrita da autora que é um pouco diferente, ou porque a Alma não nos agradar logo de cara. Mas o fato é que depois de acostumar com a narração e a personagem é impossível parar a leitura. De repente me peguei realmente empolgada com o livro e gostando da Alma, de suas imperfeições com pensamentos cruéis e seu jeito grosso de agir só para esconder a fragilidade de dentro.

Gostei muito de Escuridão. Apesar de deixar o leitor quase todo o tempo no escuro, e ser impossível não ficar desconfiado com tantos personagens misteriosos, personagens que não se sabe o que são ou querem. Mas o pouco é que revelado é realmente de assustar, e com certeza vai te roubar a atenção.

Até entendo que muita gente não tenha gostado de Escuridão, ou pela sua escrita mais detalhada e um pouco diferente da leitura simples e direta que muitos podem estar acostumados; ou também por frustrar um pouco com seu final sem grandes explicações e com brechas para novos mistérios.  Mas isso não me desanimou, pelo contrario, achei que essa narração deu um ar mais sombrio a leitura e todo esse mistério só serviu para aumentar a vontade de ler a sequencia – Sombra.

– Mas agora se vocês vão gostar ou não de escuridão, é só mesmo lendo pra saber.
Minha Avaliação: ★★★★★ -> Muito bom.

ps.: Adorei que a editora voltou á antiga capa (no inicio) que acho mais com cara de livro e também combina com a capa do segundo volume (ao lado – capa italiana de sombra)

Trilogia (Escuridão):

1 - Escuridão
2 - Sombra - (ainda não lançados no Brasil)
3 - Luz
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Tenho curiosidade em ler esse livro, parece ser bem interessante e diferente... Sem falar que os pontos negativos ditos pela maioria das pessoas que resenharam não são considerados por mim negativos. Adorei sua resenha :)
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. COmo vc no começo tb não estava empolgada com o livro. Mas, depois realmente não consegui tb largar o livro... Ansiosa aguardando o segundo da série!

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Adorei os quotes selecionados, aumentou mais ainda minha curiosidade sobre o livro. Preciso ler antes do lançamento aqui no Brasil do próximo (já tem alguma data prevista?)
    Gostei também dos nomes dos livros, com relação entre eles e dá pra ter uma ideia do que pode vir a acontecer nos livros seguintes.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com curiosidade de ler esse livro desde o momento em que vi a capa dele, porque há algum tempo, antes de ele ser lançado, eu tinha encontrado a imagem da capa no google e adorado. Agora com a resenha, fiquei com mais vontade de ler, também porque a Alma parece ser do meu tipo preferido de protagonista, aquela que esconde o que sente, que mascara as fraquezas. Esse tipo de protagonista sempre dá muito o que desenvolver psicologicamente e eu adoro.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha.
    Eu já estava querendo ler esse livro, devido a capa e agora sabendo o que me espera eu quero mais ainda. Não sou muito chegada a personagens certinhos demais, então creio que irei amar a Alma.

    Beijos
    Mah | Alma e Coração
    http://livroecoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cel,
    Esse é mais um livro na estante esperando a chance de ser lido!! rs... A idéia do livro me agrada, quero só ver o que vou achar da execução! hehehe
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá... adorei a resenha, não era o que eu esperava, mas não gostei só pelo estilo do livro e tal, mas quero ler pra ver se estou certo ou errado em relação se o livro é ruim ou nao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário