Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: Sangue e Gelo - Robert Masello

Escrito por Robert Masello, com 447 páginas; Sangue e Gelo - “Blood and Ice” - é mais um grande lançamento da Editora Suma das Letras [selo da editora Objetiva] que vem recheado de muito mistério e suspense, misturando o passado e o presente, romance e terror numa ficção científica assustadoramente viciante.

***Tive que me segurar para não estragar a leitura de alguém soltando spoilers desenfreados. Pode ler tranquilo [sem spoiler] ;D
(...) “Alguém riu e então Sinclair estava mergulhando de cabeça, com Eleanor gritando de medo, caindo, caindo, caindo em direção à água. Pareceu ter levado mais tempo do que ele imaginava antes que se chocassem contra a fina camada de gelo. O grito foi interrompido subitamente, tudo ficou em silêncio, e com a corrente fazendo peso eles afundaram calmamente, girando em círculos na água escura e fria. Sinclair prendeu a respiração por muitos segundos e então, embora pudesse continuar por muitos mais, soltou o ar de uma vez só... aceitaria a morte e o que mais esperasse por eles no fundo do mar.” - Pg. 17

Resenha: O livro nos conta duas histórias passadas em épocas bem diferentes que se juntarão depois de 150 anos. Acompanhamos a história de amor vivida pelo tenente do 17º Regimento de Lanceiros do Exército inglês, Sinclair Archibald Copley, e a enfermeira Eleanor Ames, passada no século XIX. Logo ao se conhecerem eles se apaixonam, mas uma estranha “maldição” os impedem de viver normalmente com a sociedade. Sempre fugindo das cidades, Sinclair e Eleanor embarcaram num navio e seguiram viagem, mas quando os tripulantes desconfiaram do “segredo” dos dois eles foram acorrentados juntos e jogados nos mares gelados do Polo Sul.

Mais de 150 anos depois deste triste fim, o fotojornalista Michael Wilde, que por ter sua namorada Kristin em coma dada como morta busca se refugiar no trabalho e aceita fazer uma viagem ao lugar mais hostil do planeta, o Polo Sul, para fotografar suas peculiaridades e escrever uma grande matéria na revista em que trabalha. Michael embarca para a Antártica mal sabendo que viveria a mais incrível e irracional das aventuras que alguém poderia ter.

Esse livro tem tudo o que eu mais gosto: mistério, ficção científica, romance e suspense; sem contar que não mencionei a capa - #medo- que ficou perfeita e combinou totalmente com a história. Pelo titulo acho que já dá pra imaginar que seja uma história de vampiros, o que não deixa de ser verdade [em partes], mas às vezes me esquecia desse “elemento-chave” por ser abordado tão discretamente e de maneira absolutamente diferente da visão que temos dos vampiros. A junção de todas essas peças tão fora do comum, a começar pelo local onde a história é passada e a facilidade com que o autor nos transporta pelo espaço-tempo fez de “Sangue e Gelo” um livro totalmente diferente de tudo que já li.

O ritmo do livro é mesmo bem devagar [como alguns acharam], repleto de descrições sejam dos locais em que se encontram os personagens e até mesmo científicas e históricas; mas Robert Masello soube nos guiar muito bem nas histórias paralelas entre a estranha descoberta do fotojornalista Michael Wilde no Polo Sul passadas nos dias atuais, e a história de amor entre Sinclair Copley e Eleanor Ames passada no século XIX. A narração é muito boa e o livro não é de jeito algum cansativo, e sim te deixa mais curioso a cada novo capítulo, tanto para saber mais da história de Sinclair e Eleanor no século XIX como para acompanhar a retirada de seus corpos congelados 150 anos depois [é quando torna impossível parar a leitura].

Tinha lido algumas resenhas desse livro antes de começar minha leitura, e todas reclamavam do final; só Deus sabe a tamanha aflição que me dominou nas últimas páginas, o medo de prosseguir a leitura e desatar a chorar [sim, eu choro]. Mas felizmente o final foi exatamente o que eu torcia para ser o livro inteiro; já dá pra imaginar como fiquei aliviada e muito feliz com o desfecho da história que aproposito não tinha como haver melhor [não me batam], mas pode decepcionar alguns. Por tudo isso que “Sangue e Gelo” está mais que
.:: RECOMENDADO ::.
Minha avaliação: ★★★★★ -> Ótimo!
Veja outras capas:

“Olhou para dentro do gelo iluminado pela lanterna e viu, como se fosse a Bela Adormecida presa em uma fortaleza gelada, o rosto de uma jovem de olhos abertos... mas não em repouso.” - Pg. 134
[...]
“O homem ainda estava preso no gelo. Se ela era a Bela Adormecida, será que ele tinha sido o seu legitimo Príncipe Encantado?” - Pg. 190

E aí? Ficou curioso?
Então veja também o book trailer e me diga o que achou.
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Ei Cel,

    Eu gostei em partes, sei la não me conquistou totalmente. Do final eu já não gostei rsrs, achei tãooo sem noção :P
    Mas que bom que vc curtiu, acho que a maioria amou o livro ^^

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Ei Nanda,

    Também achei o final totalmente improvável, acho que por isso gostei tanto =p

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um ótimo livro, mas acho que ainda não vou ler, principalmente pq tem gente reclamando do final... pode ser q eu até goste, mas ainda vou esperar pra comprar, além disso o preço não ajuda muito
    Gostei bastante da resenha

    Chris

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cel,

    Já tinha lido outras resenhas que diziam não ter gostado muito do livro. Sei lá... quem sabe se ele chegar de bobeira na minha mão...

    um beijoo

    ResponderExcluir
  5. “O homem ainda estava preso no gelo. Se ela era a Bela Adormecida, será que ele tinha sido o seu legitimo Príncipe Encantado?”

    Adorei a frase Cel, deu uma pitadinha do que iremos encontrar no livro.

    E please leia GG Os Carlyle, não precisa ler a primeira série para entendê-la!

    Beijão amiga
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Tenho que ler pois já li várias resenhas e cada uma me deixa mais curiosa :-)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Embora livros lentos não me chamem a atenção, eu fiquei bastante curioso para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  8. esse livro tb me deixa com uma curiosidade, to louca para ler ele!

    ResponderExcluir
  9. Pronto! Você me convenceu a comprar este livro.
    Vi taantas e taantas resenhas sobre ele, mas, nenhuma me deu tanta vontade de ler o livro quanto a sua.
    Agora com certeza vai para a minha lista de compras.
    Deve ser ótimo, cheio de mistérios, suspence e, claro, ficção-científica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário