Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: O Hobbit - J.R.R. Tolkien

Escrito por J.R.R. Tolkien, com 304 páginas ainda é sucesso no mundo inteiro. O Hobbit, uma história que antecede a trilogia O Senhor dos Anéis, obra magistral. Mas, acredito não ter muita influencia sobre a trilogia. É uma leitura super agradável, e que me permitiu conhecer a divertida escrita de Tolkien. Esse foi apenas o primeiro passo para esse mundo tão encantador.

Uma história de muito tempo atrás, num mundo onde Grandes Dragões malignos e ambiciosos pelo acumulo de tesouros existiam, numa terra na qual Magos brilhantes viviam, alegres Elfos e sábios Anões existiam, assim como terríveis Orcs, Trolls e outros monstros também à habitavam, terra esta que só poderia ser criada por J.R.R.Tolkien.



Resenha do livro: O livro conta a história da aventura passada por Bilbo Bolseiro que é o nosso pequeno hobbit, 13 anões e Gandalf o mago. Os Anões estão em busca do tesouro de seus ancestrais roubados e guardados ate hoje pelo terrível dragão da montanha, Smaug. Para chegarem até a tal montanha nossos personagens entrarão em grandes apuros. Agora me perguntem, o que um pobre hobbit tem a ver com o tesouro roubado dos anões? Pois bem, esses anões precisariam de um grande aventureiro e que se mostrasse ser um excelente ladrão, eis que entra o hobbit. Mesmo sabendo que o senhor Bolseiro não era nenhum ladrão, Gandalf esperto como é, o escolheu para participar dessa aventura, convencendo os anões e o próprio Bilbo de que este era realmente um ladrão, e dos bons, que mais tarde surpreenderia a todos. Até chegarem à grande montanha do dragão Smaug eles terão que enfrentar Orcs, Trolls, Aranhas enormes, incansáveis lobos e vários outros seres. Será uma grande aventura!

Opinando: É realmente uma obra fantástica, personagens incríveis, narração MARAVILHOSA! Tolkien escreve de uma forma tão agradável que é quase impossível não se encantar pelos personagens e se entregar a história, principalmente pelo hobbit e claro, Gandalf um super e bom mago que estou ansiosa para encontrá-lo novamente nas leituras do Senhor Dos Anéis.Já sabia que iria me tornar fã de Tolkien antes de conhecer a primeira obra, mas não sabia que ele entraria logo de cara na lista dos meus autores preferidos (assim como Stephen King). Aos amantes de O Senhor dos Anéis, O Hobbit é fundamental, e a quem pretende conhecer a escrita de Tolkien aconselho que comece com esse livrinho aqui (O Hobbit) que é muitíssimo bom.

Novidade: O Hobbit começa a ser rodado em julho:
Segundo ao ator Ian McKellen, que deu vida ao personagem Gandalf na trilogia O Senhor dos Anéis, o longa O Hobbit iniciará as gravações em julho, isso mesmo, o ator publicou em seu site (aqui) que a obra vai finalmente sair do papel. O livro irá gerar dois longa metragens, ambos dirigidos por Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno) e produzidos por Peter Jackson (Um Olhar do Paraíso). Isso é ótimo! Por mais que eu saiba que os filmes não são tão fies aos livros ainda insisto em vê-los, é bom quando os personagens ganham vida. Pena que irá demorar um pouco. Mas os tolkienmaníacos já podem comemorar porque O Hobbit finalmente vai sair!

.:: RECOMENDO ::.
Minha avaliação: ★★★★★-> Ótimo!

ღ Na Lista Dos Meus Melhores De 2010!
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Eu sou meio suspeito pra falar de Tolkien (fã de carteirinha here) o mundo de Tolkien é realmente fantástico, é uma pena a maioria das pessoas pararem de ler os livros dele quando chegam na metade, pois elas querem devorar o livro, e as obras de Tolkien não foram feitas para serem devoradas e sim saboreadas!

    ResponderExcluir
  2. Quero ler alguma coisa do J.R.R. Tolkien, mas tem gente que fala que não gota e tal, que a escrita é meio complicada daí eu desisto...
    Mas vou acreditar em vc, Cel! -qq
    Adorei a resenha ^_^

    xoxo ;*
    Vinha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cel!
    Eu estou com O Hobbit na estante há um tempão, e ainda não encostei nele. São tantos livros para ler que alguns acabam esquecidos.
    Sua resenha me deu vontade de lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu posso ter a alegria de anunciar que li o livro a pouco tempo (fins do ano passado) e gostei muito, foi o meu primeiro Tolkien e esero que não seja o último.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Pode ler sem medo Vinha, mas é como Marcinhow falou, Tolkien é para ser saboreado e não devorado. Os livros dele são ricos em detalhes, parece que está passando um filme na nossa frente, é só ler com paciencia que a leitura ficar super agradavel e muito divertida. E te ganranto, não vai querer parar ate chegar ao final.

    Cel.

    ResponderExcluir
  6. OhMyGod!!
    Miga eu amoo Tolkien!! e não via a hora de algum dos outros livros dele irem para a telona!! Aii to muiiito feliz aki!! ;D

    Ainda não li O Hobbit, tenho tanta coisa pra ler aki q to deixando pra depois... mas logo logo vou me dedicar a essa leitura!! "D
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro, mas ainda não li. Já li a trilogia O Senhor dos Anéis mas agora estou lendo O Silmarillion. Mas vou tentar ler assim que possível.
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  8. Cel,
    eu adoro Tolkien. Este livrinho é um dos meus favoritos!

    Bjinhos*

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler o Hobbit no 2 ano, mas confesso que não passei da página 50.
    Nunca li nenhum livro do Senhor dos Aneis, mas tenho muita vontade de ler um dia!
    ;)

    ResponderExcluir
  10. Realmente é um bom Livro
    Mas, ele tem influência sim na trilogia do anel. Pois nos apresenta aos fatos que levaram a Frodo ser portador do anel e como Bilbo consegue tanta importância dentro da terra media. Outra coisa é o fato de ter sido nessa viagem que o anel voltou para a cena na terra media desencadeando acontecimentos que iriam acabar na guerra do anel, isso claro somado a vários outros acontecimentos

    Eu recomendo para quem se interessa pela obra do tolkien só que tem receio de lê-la.É um bom começo, quer dizer, é um ótimo começo.

    ResponderExcluir
  11. Ei Cel,
    Eu sou apaixonada por Tolkien, já li O senhor dos anéis 3 vezes rsrss e o Hobbit tbm eu gostei muito. Agora deu aquela vontade de ler tudo de novo o problema é tempo :)

    Agora não consigo imaginar o hobbit em 2 filmes, pq é bem mais paradão que o senhor dos anéis, estranho, tenho que ler de novo rsrs

    bjoo

    ResponderExcluir
  12. Meu irmão me contou que O Hobbit ia sair no cinema, fiquei ansiosa apesar de não ter lido o livro (Ainda não comecei a ler essa série, só vi os filmes até agora, mas já considero Tolkien um mestre XD )
    xxx
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Realmente, é pelo Hobbit que todos deveriam começar. Só fica aquele alerta: O Hobbit é muito mais "tranquilo" do que a trilogia do Anel. Quem pensa que O Senhor dos Anéis vai ser tão fácil de ler quanto O Hobbit pode dar com a cara no chão. Não que seja chato, muito pelo contrario, mas é uma história que exige muito mais do leitor.

    Por isso Tolkien é tão bom: faz a gente passar horas e horas lendo atentamente, às vezes até cansando, mas a gente termina o livro apaixonados pela terra média. Uma boa resenha, Celsina =D

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ler Tolkien e achei q ele é cansativo em seus livros porém ainda n li o Hobbit.Senhor dos Anéis foi o livro mais enrolão que já li em toda a minha vida.Pior que li akela edição que é a compilação da trilogia =s

    O Hobbit parece ser bem mais interessante

    ResponderExcluir
  15. Há duas semanas manusei muito este livro, quase levei mas acabava de comprar quatro eehe mas esta semana compro... A melhor resenha que li sua linda, beijos querida. ótima semana

    ResponderExcluir
  16. Oi queridaaaa!
    Li O Hobbit e depois disso, fiquei apaixonada pela terra média e seus mistérios. AMO Tolkien.
    O Senhor dos Anéis é um dos melhores livros do mundo! E tudo se inicia com o pqqueno hobbit...

    ResponderExcluir
  17. Gente obrigada pelos elogios a resenha. E principalmente, obrigada por terem complementado o meu texto.

    O blog Uma Janela Secreta se alimenta do SEU comentário!

    ResponderExcluir
  18. Achei esse livro um dos melhores... Li primeiro o Senhor do Anéis e depois esse. Adorei os dois! Vi que vão lançar o filme baseado nesse livro, mas não sei se vai ficar bom... Acho que vão ter que resumir muito, como fizeram com o SDA. Vamos ver...
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha amiga!
    Adoro passar aqui e dar uma espiada na sua janela!
    VIZINHA CURIOSA EU NÉ?
    beijão!

    ResponderExcluir
  20. Adorei resenha, mas nunca tive vontade de ler esse livro. Peguei raiva desse autor lendo Senhor dos anéis.

    Qm sabe um dia d}e mais uma chance!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  21. Oi Cel,
    Sabe que antes eu nunca me animei para ler os livros desse autor. Passando por aqui e vendo como você descreveu O Hobbit , fiquei muito animada !
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  22. Olá Celsina...

    O Hobbit é um livro muito bom, li ele nas minhas férias de Janeiro.
    Como vc disse ele é um bom livro para quem quer entrar na obra de Tolkien, e vc falou que não interfere muito na trilogia, mas eu discordo, é ai que muitas coisas são explicadas.
    Quando vc ler a trilogia vai notar uma pequena diferença na narrativa de Tolkien, O Hobbit foi uma história que ele fez para entreter seus filhos, não sei se notou mas há momentos de um humor até infantil. Mas é uma obra de referência na minha opinião!

    Ótimo texto, e o novo visual do blog está muito, mas muito bonito, parabéns!

    Estou devendo uma resenha para O Hobbit em meu blog!

    Abração
    Ademar Júnior
    http://coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Estou com saudade de Ler Tolkien!
    Adorei a resenha =o*

    ResponderExcluir
  24. Cel!! Citei o seu blog na minha resenha do livro ok!! Depois passa la e se não gosta me avisa que eu apago!!^^
    BEijos

    ResponderExcluir
  25. olá adorei o seu blog! eu estava no blog Lendo e Comentando quando vi o seu comentario dizendo que tbm tinha um blog então eu vim aki conferir =D e adorei já sou seguidora! =D adorei a Resenha eu já assisti o filme mais nunca li o livro dos SDA mais eu comprei e estou esperando chegar !!! se quizer dar uma passadinha no meu blog tbm aki esta http://ligiaeseumundo.blogspot.com/..

    beijos Lígia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário