RESENHA: O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett

Ahh, O Jardim Secreto! Quando criança eu vivia encantada com o filme e só agora pude finalmente conhecer o clássico, que apesar de infantil é uma leitura inspiradora.
A narrativa tem seu foco em duas crianças estragadas por tanto mimo. Primeiro conhecemos Mary Lennox, uma garotinha intragável e cheia de birras que morava na Índia. Mary passou a vida sendo esquecida, antes pela mãe que só pensava em festas e agora por todos da casa após um surto de cólera que matou seus pais e fez todos da casa fugirem as pressas deixando a pobre garota sozinha. Após resgatada, Mary foi mandada para a Inglaterra, para morar numa casa imensa e vazia pertencente ao seu tio, o sr. Craven que após perder a esposa à dez anos tornou-se um homem solitário e infeliz.
"Ela tinha um rostinho chupado, um corpinho magricela, cabelo claro muito ralinho, e estava sempre de cara amarrada."
Até então Mary não tinha nenhum contato com a natureza, não tinha ânimo, nem mesmo brincava, e tão pouco comia. Mas na Mansão Misselthwaite a visão dessa "Mariazinha Enfezadinha" começa a mudar, ainda mais depois de descobrir da existência de um jardim proibido.
É maravilhoso acompanhar a evolução dos personagens, e é isso que acontece o tempo inteiro em O Jardim Secreto. Após mudarmos a visão que tínhamos da Mary, o foco da narrativa passa para seu primo Colin Craven, uma criança pessimista e cheia de chiliques, que nunca se levanta e as poucas vezes que saia do quarto era em uma cadeira de rodas.
Colin tinha medo de tudo e estava sempre doente, todos tinham que fazer suas vontades: "Eu fico doente quando me zango", – ele dizia.
Quando Colin conhece Mary e fica sabendo sobre o jardim secreto, passa a ser mais alegre. Ouvir suas histórias sobre o jardim, o pisco (um passarinho inteligente e com papel importante no livro) e Dickon, um garotinho "rústico" e também um encantador de animais, transformam Colin.
"A Mágica está sempre empurrando, puxando e fazendo coisas aparecerem do nada. Tudo é feito de Mágica..."
Essas crianças acreditam numa especie de fé em si mesmas, que elas chamam de Mágica, e o jardim secreto proporciona isto. O livro tem essa leve puxada para a fantasia e é exatamente o que faz dele tão inspirador, seja para crianças ou adultos. Uma leitura agradável e muitas vezes emocionante.
.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ✪✪✪✪✪ -> Ótimo!
Essa edição (assim como os outros clássicos da Penguin) está impecável, e apesar de não ter orelhas e ser de tamanho um pouco menor (20 x 13 cm) o livro não é de bolso – o espeçamento da fonte é bom e não cansa as vistas.
ABOUT THE AUTHOR
Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible
Oi Celsina!
ResponderExcluirAi, eu amo esse filme! Juro que não fazia ideia que ele era uma adaptação, fiquei super chateada agora por não ter lido antes! :(
Com certeza a história do livro deve ser bem mais bonita, né? Com certeza lerei!
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Hahaha... Também me senti assim quando descobri que havia o livro.
ExcluirPreciso rever ao filme qualquer dia desses para poder comparar. Agora as cenas que estão na minha cabeça são só do livro. Mas acredito que a história do livro seja mesmo melhor. Mais tocante... Mais mágica! ^.^
Beijinhos!
nesse livro, tem raposa e rosas?
ResponderExcluirTem sim Jaquelline Andrade, na verdade tem tudo que existe de mais natural e mágico. Dickon lida com as raposas também.
ExcluirFoi o primeiro livro qie li... Eu amooo ele e adorei o filme... Mas carrego sempre as imagens que criei em minha mente sobre o livro! Ele é encantador e convidativo para o termino dele. Super ótimo.
ResponderExcluirgente estou cursando pedagogia e preciso de ajudar para um trabalho do jardim secreto baseado na oficina de Rildo Cosson estão a minha oficina e o baile de mascarás quem poder me ajudar agradeço de coração meu e mail e marcosfs1986@gmail.com
ResponderExcluirfff
ResponderExcluirÓtimo livro para a educação fundamental
ResponderExcluir