RESENHA: Lugar Nenhum – Neil Gaiman



Lugar Nenhum por Neil Gaiman
  • Editora: Conrad
  • ISBN: 9788576164081
  • Ano: 2010 || Lançamento: 1996
  • Páginas: 334
  • Gênero: Fantasia,
  • Onde comprar:


Não é à toa que Neil Gaiman é um dos meus autores favoritos, suas ideias são sempre geniais! Em seu primeiro romance solo, Lugar Nenhum, existe uma outra Londres – a Londres de Baixo – firmada entre canais de esgoto e estações de metrô numa espécie de labirinto excêntrico e povoada por todos os tipos de criaturas: desde monstros, assassinos, párias e decaídos à reis, nobres e monges. É lá que Richard Mayhew– um jovem escocês que leva uma vida normal em Londres com bom emprego e está noivo da mulher ideal mesmo que um tanto assustadora, – vai parar. 

Tudo deu início em um encontro inusitado com uma garota ferida num beco misteriosos na Londres de Cima. Ao escolher socorrê-la levando-a ao seu apartamento, Richard toma (sem saber) um caminho sem volta. 

A garota no beco se chama Door (de 'porta' em inglês) ela estava fugindo de dois assassinos, o senhor Croup e o senhor Vandemar, e usou o resto de sua energia ao abrir uma porta para a Londres de Cima. Agora ela precisa da ajuda de Richard mais uma vez para que ele encontre o Marquês de Carabas (um sujeito arrogante não muito confiável, mas que é a melhor escolha para ajudá-la a vingar a morte de sua família) e leva-lo até ela. Quando os dois visitantes enfim "desaparecem", Richard não demora a perceber que é como se ele não existisse mais (não nessa Londres). É como se estivesse em uma realidade alternativa, as pessoas não o vêem a menos que ele fale com elas e mesmo assim é esquecido quase que de imediato. Agora sem emprego ou noiva e até mesmo o seu apartamento está sendo alugado, Richard vai a procura de Door nesse mundo tão estranho e assustador que é a Londres de Baixo.

Como numa especie de "Alice in Wonderland com uma virada punk", Gaiman nos leva a refletir sobre o que é o medo afinal. Sabe aquele tipo de fantasia narrada de forma tão agradável que adquire um tom quase infantil? Lugar Nenhum é assim. Sutil e profundo, e quando você menos espera já está completamente envolvido em suas esquisitices que só poderiam sair da mente multifacetada do Neil Gaiman.

Richard é sobretudo um personagem com muitos medos e que precisa supera-los: "– Agora não tenho mais noiva, casa ou emprego, fico andando a esmo a uns sessenta metros abaixo das ruas de Londres e minha expectativa de vida é tão longa quanto a de uma drosófila suicida."

A narração é feita em terceira pessoa onde acompanhamos mais de um personagem conhecendo assim outros lados da história.

Porém, os mais interessantes são os personagens secundários como a Hunter e o Marquês de Carabas que foi quem mais me surpreendeu e encantou acima de tudo. Também gostei dos vilões Croup e Vandemar (não no sentido de torcer por eles, mas na maneira como foram retratados: repugnantes e ainda assim engraçados). 

É muito fácil visualizar todos os traços de cada personagem (tanto físicos e psicológicos) assim como se ver diante desse outro mundo, de visitar o Mercado Flutuante onde se vendia todo tipo de Mercadoria: "– Sonhos fresquinhos, maravilhosos! Pesadelos de primeira classe!" "– Lixos! (...) – Porcaria! Nojeiras! Sobras! Dejetos! Podem vir que aqui tem! Nada inteiro, tudo com defeito!"

Gaiman tem dessas coisas mesmo, nos sugar para dentro de suas histórias, de seu mundo imaginário e ainda nos fazer acreditar em tudo nele. 


.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ✪✪✪✪✪ -> Excelente! 



Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

4 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Oi, Celsina!

    Não conhecia seu blog, mas adorei! É um espaço adoravel.
    Sobre Neil Gaiman, só li um livro dele e não é exatamente dele. Foi o discurso "Faça Boa Arte", o qual eu achei admirável. Comprei "O oceno no fim do mundo" e estou esperando chegar.

    Já tinha ouvido falar de "Lugar Nenhum" e pela sua resenha parece ser mais uma boa obra do Neil. Coloquei na minha lista!

    Abraços <3
    http://meuproximoerro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danni!
      Acho que você irá amar 'O Oceno no Fim do Caminho', foi uma das minhas melhores leituras dele
      ( http://www.umajanelasecreta.com/2013/11/resenha-o-oceano-no-fim-do-caminho-neil.html )

      Lugar Nenhum também é muito bom. Uma leitura tão fluida que quando você mal se dá conta já chegou ao fim. :)

      Excluir
  2. Oi, Cel!
    Que saudades de ler as suas resenhas!
    Fiquei super curiosa com este enredo.
    Já anotei na minha listinha (que vai ficando gigantesca) de leitura.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Que ótimo que tenha gostado da dica, tenho certeza de que irá adorar Lugar Nenhum.
      Que saudade de ver você por aqui também ^.^

      Beijinhos!

      Excluir