RESENHA: 1984 – George Orwell


1984 por George Orwell
  • Editora: Cia das Letras
  • ISBN: 9788535914849
  • Ano: 1949 - ED. 2009
  • Páginas: 414
  • Gênero: Distopia;
  • Onde comprar:

Neste universo distópico de George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair) somos assombrados pela figura do Grande Irmão (Big Brother) e dessa sociedade dominadora onde só o poder interessa: só o poder pelo poder, poder puro.


O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ.


Imagine-se viver numa sociedade controladora ao absurdo. Onde o passado era constantemente alterado e as teletelas te vigiam a todo instante...
"Você era obrigado a viver – e vivia, em decorrência do hábito transformado em instinto – acreditando que todo som que fizesse seria ouvido e, se a escuridão não fosse completa, todo movimento examinado meticulosamente." - pg. 13

Em que as palavras tornar-se-iam obsoletas e eram esquecidas, pois assim o ato de pensar seria inviável e o pensamento-crime literalmente impossível, já que em breve não haveria palavras para expressa-lo. Menos e menos palavras a cada ano e a consciência com um alcance cada vez menor.


"O pensamento-crime não acarreta a morte: o pensamento-crime É a morte." - pg.40
"Não compreende a beleza da destruição de palavras. Você sabia que a Novafala é a única língua no mundo cujo o vocabulário encolhe a cada ano?" - pg.68


É nessa realidade que encontramos Winston Smith, quem nos apresenta esse mundo feito de opressão absoluta. Winston é o herói angustiado de 1984 que vai se tornar um criminoso do pensamento – pois aqui o governo tenta controlar também o pensamento das pessoas – se rebelando conta a sociedade totalitária na qual vive.

Na Oceânia– um dos três superestados no qual o mundo foi dividido (Oceânia, Lestásia e  Eurásia) – a filosofia vigente tem o nome de Socing (socialismo inglês) e o slogan do partido era:

GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA

O ideal definido pelo partido era uma coisa imensa, terrível e luminosa. Uma nação de guerreiros e fanáticos avançando em perfeita sincronia, todos pensando os mesmos pensamentos. Ao se envolver amorosamente com Júlia, sua colega de trabalho, Winston arisca a vida em seu anseio por liberdade. Eles trabalham no Ministério da Verdade, onde ironicamente cada ministério cuida para manter a "ordem".
"O Ministério da Paz cuida dos assuntos de guerra; o Ministério da Verdade trata das mentiras; o Ministério do Amor pratica a tortura; e o Ministério da Pujança lida com a escassez de alimentos."


Uma leitura inesquecível e ao mesmo tempo perturbadora. Sem palavras para descrever o quanto este livro é espetacular. A empolgação que senti com cada "pensamento-crime" vindo de Winston, a revolta e indignação com tamanho abuso de poder.
"No fim o partido haveria de anunciar que dois mais dois são cinco, e você seria obrigado a acreditar." - pg. 100

O romance é uma distopia assustadora. É uma saraivada contra o autoritarismo sobre toda a individualidade, uma polêmica contra toda ortodoxia. George Orwell foi brilhante e devastador em cada palavra. Com toda certeza um livro que merece ser lido novamente, e ser lido por todos, porque sua mensagem é permanente: Os pensamentos crimes são a essência da liberdade.

.:: RECOMENDADÍSSIMO ::.
Minha Avaliação: ★★★★★ -> Excelente!!!
Leitura TOP 


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

9 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Oi Celsina :)
    Desejo ler esse livro faz um tempinho e me arrependo de não o ter emprestado na biblioteca da escola onde cursava. Eu ainda era um iniciante blogueiro e então nem me importava com os livros. Pegava livros só por ler mesmo.
    Fiquei estarrecido quando descobri que esse livro é uma distopia. Não imaginava ele nesse gênero e isso me faz querer ler ainda mais esse livro pq AMO distopias.
    A capa do livro não é lá essas "cocas", mas o enredo criado pelo George é brilhante. Espero lê-lo no ano de 2014.
    Parabéns pela linda e formal resenha, Celsina. E um feliz ano novo. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tai um livro que ainda não li, mas sei o qto é fantástico e importante.
    "Admirável mundo novo" é outro livro na mesma linha e que me impactou demais, com certeza, nos fazer pensar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Conheço a escrita do George Cromwell devido ao livro "A Revolução dos Bichos". Houve uma época em que estava louca para ler esse livro e acabei adquirindo ele com uma amiga, uma versão bem antiga, por sinal. Até hoje não consegui ler, dei prioridade para outras leituras e acabou sendo esquecido. Confesso que temas que envolvem política não são muito atrativos pra mim, embora todos falam muito bem desse livro em especial. Irei comprar essa versão, que é mais recente e talvez iniciarei a leitura. Como disse anteriormente, não gosto do tema, mas é impossível negar a inteligencia do autor em abordar o tema, em "A Revolução dos Bichos", pelo menos, ele o faz de forma brilhante, através de metáforas que não há como não relacionar com as situações atuais.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma vontade absurda de ler 1984, mas ainda não tive a chance. Acredito que é muito bom pois só vejo comentários positivos à respeito dele, e sempre fico mais curioso pra ler. Acho a capa muito bonita, e ainda espero ter ela na minha estante :3

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler esse livro há anos! Já li Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451 dos distópicos clássicos, falta esse e Laranja Mecânica, ou que quero muito muito ler.
    A premissa desse livro é simplesmente genial, ainda mais para alguém que viveu muito tempo antes de algumas coisas que escreveu realmente se concretizarem. Isso é bizarro! haha
    Sua resenha só me fez querer ler ainda mais!
    E eu não sabia qual era o nome verdadeiro do autor. Gente, que engraçado, muito diferente.

    Beijos
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu já li muitas coisas boas sobre o autor e sou louca para ler alguma obra dele. Esse é um dos livros que mais ouço falar, também já ouvi falar bastante de A Revolução dos Bichos. Agora com mais essa resenha super positiva, com certeza vai ser uma leitura para ano que vem.
    Amei a resenha, parabéns!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser fantástico!
    E o legal, é que é um livro lançado há um bom tempo e que, mesmo nos dias de hoje, é bem atual. Se olharmos bem, não vivemos muito longe do que diz na história.
    Gostei de ler sua empolgação na resenha.

    ResponderExcluir
  8. George Orwell é o cara! Esse é o único livro dele que ainda não li, mas já está mais do que desejado para 2014.

    ResponderExcluir
  9. Li nos anos 80, estávamos iniciando a era digital e foi uma revelação

    ResponderExcluir