RESENHA: Shantaram – Gregory David Roberts
- Editora: Intrínseca
- ISBN: 9788580570977
- Ano: 2011
- Páginas: 912
- Gênero: Drama;
- Onde comprar:
Shantaram é um daqueles livros que se você se deixar envolver, ele te marcarar pra vida toda. Uma leitura rara e apaixonante.
Desde o primeiro momento que eu soube do seu lançamento quis ler, mesmo sabendo não se tratar de uma história de mocinho e fantasia... nada disso. Shantaram é sobre a busca de um homem por sua humanidade.
Baseado na vida do autor, Shantaram conta a história de Lin, um homem fugitivo de um presidio de segurança máxima, na Austrália, que embarca com passaporte falso para a Índia. A partir daí sua vida seria uma grande aventura que estava apenas começando.
Em Bombaim (atualmente Mumbai) Lin conhece pessoas maravilhosas, cada uma a seu modo. O carismático e sorridente indiano Prabaker que está sempre presente tornando a leitura bem descontraída, com o jeito inocente e engraçado de se expressar. Conhece também a inteligente e enigmática alemã Karla, que conquista o que restou do seu coração. E outros tantos personagens igualmente bem descritos e apresentados. A narração do Roberts é impecável.
Nosso protagonista se depara com lugares de total miséria, e que no entanto são encantadores aos seus olhos. Como a favela de Prabaker onde ele foi morar depois de um assalto onde perdeu todo o dinheiro, o bar Leopold que se reunia com os amigos, a favela itinerante de leprosos, a aldeia natal de Prabaker, onde o protagonista recebe o nome de Shantaram, que quer dizer homem de paz.
Algumas questões filosóficas são apresentadas e discutidas ao londo do livro, como: liberdade, coragem, amor, medo, tristeza... Também acompanhamos a busca e o amadurecimento de Lin, de suas ideias e ações. Sua bondade o amor cada vez maior pelos indianos, seu sofrimento e coragem quando é preso e torturado numa cadeia indiana, o envolvimento com a máfia, enfim... Gostei tanto de Shantaram que quero contar sobre tudo.
★★★
Um livro diferente e ao mesmo tempo tão real que me conquistou! Conquistou por sua beleza e bom ritmo, por explorar e preservar a cultura dos habitantes. Por ser extremamente descritivo mas agradável, tendo sempre um novo conflito para dar aquela guinada na história.
Com toda a certeza Roberts viveu/criou uma história de encantar, ampliou minha visão de mundo em diversos aspectos, principalmente em relação a liberdade e ao amor. Uma leitura mais que memorável, um ensino de vida. Me surpreendi por ter gostando tando de Shanram, desde o comecinho já estava encantada. Completamente envolvida!
![]() |
Cortesia |
LEIAM SIM! Mas leiam com calma e total atenção, porque mesmo sendo agradável ele é grande (enorme) e cheio de detalhes. Esse é um daqueles livros que: ou você se apaixona ou não gosta e pronto, não tem meio-termo. Sem nenhuma surpresa eu me apaixonei!
.:: RECOMENDADÍSSIMO ::.
♥ TOP 2011
"No inicio dos anos 1980, Gregory David Roberts, assaltante condenado e viciado em heroína, fugiu de uma prisão australiana e foi morar em uma favela de Bombaim, na Índia. Montou um posto de saúde com atendimento gratuito, entrou para o mundo do crime organizado, trabalhou com lavagem de dinheiro, como falsificador e soldado da máfia local. Encontrou tempo para aprender híndi e marata, além de se apaixonar e ser torturado em uma cadeia indiana. Depois foi atuar em filme de Bollywood e lutar ao lado dos mujahedin, no Afeganistão..."
Roberts escreveu Shantaram três vezes, porque guardas da prisão destruíram as duas primeiras versões. Atualmente mora em Mumbai e dedica-se em tempo integral ao oficio de escritor.
ABOUT THE AUTHOR
Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible
Parece ser um livro realmente muito bom. Imagino que seja denso. Parece que é uma lição de vida muito interessante.
ResponderExcluirbeijos
Amigas entre Livros
Oi Celsina!
ResponderExcluirAh já me conquistou, acho que seria uma das pessoas que se apaixona. Adorei a resenha!
Bjus
Fiquei interessada, "um homem em busca de sua humanidade"... Tô gostando bastante do blog, sucesso!
ResponderExcluirbeijos.
papeldeumlivro.blogspot.com
Nossa, adorei esse livro, fiquei conhecendo agora atraves do seu blog e estou mto curiosa pra ler, adorei a resenha bjnhos Pri
ResponderExcluirPri e Os Livros
Oi Cel,
ResponderExcluirUma das coisas que mais gosto do seu blog é que você comentar vários livros que não estão na "modinha"! É sempre bom encontrar uma dica de uma literatura diferente!!
Esse livro parece ser bem interessante!
beijos
Camis
Leitora Compulsiva
É... Tem que ser um Bom livro mesmo, pq 912 páginas de um livro ruim... é tenso! A sua resenha me deixou bem animado... Mas é um livro que eu compraria para ler bem mais pra frente...
ResponderExcluirÉ muito interessante o estilo de escrita que Gregory David propôs para sua obra. Não me recordo de ter lido algo assim.
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Ótimas palavras escolhidas ao expressar a sua opinião! hehe
Thiago Rapsys
www.ecolivros.com.br
Comprei o livro por indicação sua e estou completamente APAIXONADA. Foi o melhor livro que já li em minha vida... Muito obrigada por me dar um presente tão importante! Adorei!
ResponderExcluirLi o livro em 8 dias. A história é grande, mas é dinâmica, alternando com momentos de reflexão.
ResponderExcluirNão achei a literatura cansativa. Recomendo. É um dos melhores que já li.
Para quem perdeu os originais duas vezes, traz detalhes impressionantes, e discussões filosóficas interessantes. Vai prender voce desde a primeira página, um livro que se sente pena de chegar so fim...
ResponderExcluir