"Pensar, tudo bem; os pensamentos são enterrados junto com quem pensou. Mas nada de se reunir, nada de grupos coordenados, nada de troca de ideias."
No início da Semana Silo falei um pouquinho do mundo dentro do silo, agora vocês irão conhecer melhor minhas impressões sobre o livro.
Já nas primeiras páginas eu só conseguia pensar em meu deus que livro INCRÍVEL!
Num futuro pós-apocalíptico, Hugh Howey explorou um de nossos maiores medos: (sobre)viver confinados num mundo onde o ar se tornou tóxico, a paisagem está em ruínas e ter ideias é perigoso, mas compartilhas pode ser fatal.
Cada pessoa no silo têm sua função, inicialmente como sombra de algum profissional até chegar a hora de assumir o seu lugar. Tudo dentro do silo é mantido sob controle, inclusive o número da população que é "controlada" com a loteria (alguém morre, daí algum casal pode ser sorteado para ter um filho). As pessoas têm a visão do mundo devastado lá fora através de umas poucas janelas no andar próximo a superfície que com o tempo acumulam sujeira, para isso existe a limpeza.
Silo é aquela típica distopia que veio pra ficar. Costumo coloca-lo em um patamar muito próximo a 1984 e Fahrenheit 451. Uma leitura emocionante e ainda mais aterrorizante a medida que as verdades sobre o silo são reveladas. – "No fim, algumas coisas distorcidas pareciam ainda piores quando consertadas."
"Tinham ocorrido outras duas mortes em outros lugares do silo, o que fazia daquela uma semana muito ruim. Ou boa, dependendo de quem era você. (...) Os sorteios da loteria eram realizados perto demais das mortes para o gosto de Juliette."
A mecânica Juliette, nossa heroína de Silo, é umas das personagens mais incríveis que já vi. Como Holston foi último limpador, deixando assim seu cargo de xerife vago, a prefeita Jahns (por indicação do delegado Marnes) começa a jornada em descer os 144 andares subterrâneos para convencer Juliette a aceitar ser a nova xerife. Passando pela berçário, depois a TI (a parte tecnológica do silo e que também fabrica os trajes para a limpeza), pelas fazendas hidropônicas, os Suprimentos e finalmente a Mecânica que gera toda a energia do silo.
Inicialmente somos familiarizados com o funcionamento do silo e surpreendidos com a sagacidade do autor. Além de tudo Howey montou uma trama viciante repleta de personagens cativante, me apeguei a todos eles e a morte de alguns abalou bastante. Narrado em 3ª pessoa, acompanhamos (além de outros personagens) Juliette, onde sua curiosidade a levará a caminhos sem volta arrastando consigo todo sistema organizado do silo.
Um livro genial onde verdades chocantes são lançadas num misto de muita emoção e adrenalina.
Minha Avaliação: ★★★★★ -> Excelente!!!
Leitura TOP ♥
Bem pessoal, eu disse no início da Semana Silo que ainda teríamos mais alguns brindes além dos kits contendo o livro. Então, todo mundo que comentar aqui na resenha está concorrendo aos brindes de Silo. Cada um vai ganhar (01 camiseta, 01 adesivo, 02 bottons e 01 marcador) valendo até a meia-noite do dia 13 de abril.
- Apenas 01 comentário por pessoa.
- Serão dois ganhadores.
- Na segunda-feira (14/04) posto aqui mesmo o resultado, por isso venha depois conferir se você foi um dos sortudos que levará os brindes.
Nossa esse livro parece muito interessante, fiquei doida pra ler!
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, Cel! Parabéns!
ResponderExcluirEu estava mesmo querendo saber mais sobre este livro.
E continuo com duas certezas: este livro é interessantíssimo e quero muito ler Silo!!
Beijo!!
Essa capa está linda, e o livro parece bom. Preciso achar alguma distopia que eu gostei, porque acho que sou a única pessoa na face da terra que não gosta de Jogos Vorazes, afinal de contas :)
ResponderExcluirOi Cel,
ResponderExcluirLi algumas coisinhas sobre o livro em alguns blogs que também estão participando da semana Silo, mas não achei nada de interessante até ler sua resenha que é super empolgada e recomendada.
Beijocas ^^
Sou apaixonado por distopias, eu preciso desse livro.
ResponderExcluirEu necessito, socorro. Este livro parece ser excelente.
ResponderExcluirshenriquej@hotmail.com
www.decaranasletras.blogspot.com
Uma distopia que promete me deixar sem ar e totalmente viciado esperando o próximo livro, imaginar que estamos presos e o mundo está devastado, bem como na organização do silo, o autor realmente criou um mundo novo e surpreendente, uma trilogia que quero ter o prazer de conhecer o mais rápido possível.
ResponderExcluirOlá, fiquei apenas interessada quando li a sinopse do livro, mas a sua resenha me fez querer muito ler. Sou fã de mistério e suspense, mas agora tenho uma certa tendência para distopias.
ResponderExcluirNossa, parece super interessante! Adorei a parte: "Silo é aquela típica distopia que veio pra ficar. Costumo coloca-lo em um patamar muito próximo a 1984 e Fahrenheit 451."
ResponderExcluirSão outros livros que eu gostaria muuuito de ler.
Esse livro me deixou muito interessada, embora eu não leia muito distopias, sinto uma necessidade enorme de ler esse livro toda vez que vejo um post sobre ele, ou seja, é um livro que me deixou doida mesmo kkkkkk'
ResponderExcluirEnfim, eu quero muito conhecer a história de Silo, parece ser tão boa *-*
Nossa!! Sua resenha deixou-me ainda mais interessada por Silo. Todo esse mistério que cerca a Limpeza e a organização e governo do Silo indicam que o livro tem tudo para fazer muito sucesso e tudo isso me deixa com ainda vontade de ler Silo.
ResponderExcluirSe é distopia eu já quero, mas depois de ler a resenha quero pra ontem, nossa estou louca pra ler essa historia que parece ser muito boa, gosto muito de um mistério, e vejo que está cheio nesse livro.
ResponderExcluirParece sensacional!
ResponderExcluirEsse mundo distópico, cheio de mistérios e ação deve prender bastante a gente na leitura, nos envolver completamente até o seu final.
Fiquei curiosa para ler, e também por que curto bastante livros com este temática!! Já esta na lista de desejados!!
Beijos!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir