Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

ESPECIAL: Feliz Aniversário Stephen King!

21 de setembro! Hoje é um grande dia para a literatura de horror, pois um dos maiores ícones desse gênero completa 65 anos. Ao longo dos anos Stephen King conquistou uma legião de leitores por todo o mundo, com mais de 50 livros publicados em diversas línguas sendo muitos deles já adaptados para o cinema. 

Então para comemorar o aniversário do grande mestre do horror, o Uma Janela Secreta preparou um especial Stephen King.

Stephen Edwin King, nasceu em Portland, no estado do Maine, em 21 de setembro de 1947. Segundo filho do casal Donald Spansky e Nellie Ruth Pillsbury, (sendo o único biológico) King nasceu contra todas as expectativas, já que sua mãe fora informada de que não poderia ter filhos. Certa noite de 1949, Donald sai de casa para nunca mais voltar, deixando Ruth criar sozinha os dois meninos. 

É em 1959 que o pequeno Stephen descobre sua paixão pelo terror. Enquanto estava na casa de sua tia Emrine, ele descobre uma caixa repleta de histórias de terror e ficção cientifica. Não demorou muito e King passou a escrever diversos contos curtos e vendê-los por 30 centavos cada. 

Já em 1967, enquanto estava na faculdade (universidade do Maine) que King publicou seu primeiro conto The Glass Floor (O Chão de Vidro), profissionalmente falando. Foi também enquanto esteve na faculdade que conheceu aquela que seria sua esposa, Tabitha Jane-Frances Spruce.

Em 1970, King conseguiu seu bacharelado em inglês. Foi mais ou menos nessa época que surge uma das maiores criações do Stephen King,
O Pistoleiro. King começou a escrever a saga A Torre Negra após se inspirar no poema "Childe Roland to the Dark Tower Came" de Robert Browning. Mas por causa de sua precária situação financeira e a longa jornada que "o Pistoleiro" começava a se revelar, King acabou por abandonar a ideia... ao menos por "alguns" anos. 1970 também foi o ano do nascimento do primeiro de seus três filhos: Naomi Rachel King. Em 02 de janeiro do ano seguinte King vem a se casar com Tabitha.

No ano seguinte nasce Joseph Hillstrom King (hoje conhecemos como o escritor Joe Hill), e também o ano em que Stephen começa a escrever seu primeiro livro, Carrie. Entretanto, King não estava lá muito animado com seu livro e não achando-o bom o suficiente decidiu-se por joga-lo fora. Garças a sua esposa, Tabitha, que resgatou o manuscrito e o convenceu a termina-lo, Carrie veio a ser publicado em 1974.

Aos 59 anos, Nellie Ruth King, sua mãe, faleceu de câncer no pulmão. Fato que marcou bastante a vida do autor. Apesar da tragédia, sua carreira como escritor começou a decolar. E em 1975 ele publica 'Salem's Lot ("A Hora do Vampiro", Hoje com novo titulo "Salem" no Brasil), que lhe trouxe o statos de "mestre do horror". E em 1977 foi publicado The Shining (O Iluminado), inspirado no final de semana que passou com sua esposa num hotel com fama de mal assombrado. Nesse mesmo ano também nasce seu terceiro filho, Owen Philip King.

Ainda em 1977, sob o plano de lançar o livro, com o titulo de Rage (Fúria), agora com o pseudônimo de Richard Bachman, para ver se venderia tanto quanto seus outros livros, ou se as vendas atuais eram devido a fama por trás do nome Stephen King. 

O talento de King começou a ser reconhecido mundialmente, principalmente depois da adaptações cinematográficas. A década de 80 veio com as publicações de It (A Coisa) que conta sobre quatro homenes que quando criança enfrentaram uma criatura conhecida como "Parcimonioso". E agora após 30 anos eles se vêem confrontando novamente com esta criatura, numa aventura que deixará marcas profundas em suas vidas. E O Talismã, Christine, e Sombras da Noite

Também foi uma década onde vieram mais livros do Richard Bachman como, RoadWork (A Auto-Estrada), The Running Man (com uma segunda edição publicada no Brasil como "O Concorrente"), Pet Semetary (O Cemitério). Mas com a descoberta de que Richard Bachman era na verdade Stephen King, foi o fim de Bachman.

Na década de 90 foi bastante produtiva para King, tanto na literatura quanto no cinema. Com os lançamentos de Dolores Claiborne (Eclipse Total); a terceira parte de A Torre Negra "The Waste Lands" (As Terras Devastadas); "A Dança da Morte"; a coletânea de contos Four Past Midnight (Depois da Meia-Noite); Rose Madder; Bag of Bones (Saco de Ossos). Estreou também nos cinemas a adaptação de Misery (Louca Obsessão).

Em 1997 houve o fato marcante, onde o estudante de 14 anos, Michael Carneal, abriu fogo em um grupo de estudantes do colégio Heath, onde três garotas morreram e outras cinco ficaram feridas. Depois foi encontrada uma copia de "Rage" (Fúria) no armário de Michael. Com medo de que seu livro acabasse influenciando outros jovens a tomarem atitudes parecidas, King proibiu a publicação do livro para sempre.

O acidente. A década de 90 também trouxe um forte golpe a vida do autor. No dia 19 de junho de 1999, enquanto fazia sua caminhada da tarde, Stephen foi atropelado por uma minivan desgovernada, enquanto o motorista tentava controlar seu cão no fundo do carro. A pancada foi tão forte que King aterrissou cinco metros fora da estrada, e quebrou a perna, fraturou o quadril e teve sérios danos pulmonares. Em 2002, devido às lesões e dores, Stephen chegou a anunciar sua aposentadoria, mas para o imenso alívio dos fãs ele voltou atrás, completando a saga A Torre Negra em 2004 com os dois últimos volumes. Este ano King anunciou que irá lançar o oitavo volume chamado "The Wind Trough The Keyhole" que se passará entre os volumes 4 e 5.

Stephen King continua conquistando fãs de todas as partes com seus excelentes trabalhos e personagens marcantes. A sequência de O Iluminado, intitulada de "Doctor Sleep", será lançada em 2013, e outra novela chamada "Joyland" foi finalizada recentemente.



A foto acima é da minha, ainda pequena, coleção do Stephen King. Sou suspeita para falar do Stephen King, assim como dos seus livros, mas vamos lá!

Conheci Stephen King – que hoje é um dos meus autores favoritos e com toda certeza o melhor em criar um cenário de terror com personagens macabros e nos matar de angustia com um bom suspense – através de um fato marcante por trás de seu livro Fúria (Rage). Não é exatamente um dos melhores trabalhos do autor, mas confesso que me deixou impressionada o modo como havia explorado os pensamentos mais obscuros da mente humana, características que se mostrou presente em todos os seus livros que li. 

Depois desse livro eu finalmente pude conhecer Stephen King, e então, curiosa com tanto sucesso corri atrás de outras publicações suas. Daí para frente descobri um livro melhor que outro, com personagens marcantes e suspense e terror de tirar o sono. Hoje sou viciada em Stephen King!


Outro trabalho que conheci do autor foi o conto "Janela Secreta" que gerou o filme com mesmo nome estrelado por Johnny Depp. O conto está no livro "Depois da Meia-Noite". Esse conto foi o que me inspirou no nome do blog: Uma Janela Secreta.

Espero que tenham gostado desse especial Stephen King. 


Feliz Aniversário Stephen King!!



Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Não gosto muito do gênero, mas tive lendo algumas resenhas de Sombra da Noite, e me interessei, quero ver se acho para ler.
    E parabéns ao autor!!!

    ResponderExcluir
  2. Finalmente eu consegui saber um pouco sobre aquele que muitos consideram "o rei do terror".
    Lembro-me de quando uma garota tinha comentado no blog dela o quanto gostava de Stephen King, e que tanto os livros quanto as adaptações eram muito boas. Aquilo me deixou super empolgada, e eu comecei a criar expectativa e vontade de ler algo do gênero. Dai fui pesquisar e acabei descobrindo que Carrie, a Estranha tinha sido o livro que o tinha feito ficar conhecido mundialmente. Pronto, comprei o livro e comecei a ler (isso foi em julho). Não consegui terminar até hoje! A estória parece que não desenrola, além de que eu achei que foi escrita de um modo que deixou meio entediante...
    Isso foi bem desestimulante, mas é um dos motivos pra eu não querer mais ler nada no estilo. O outro é que alguns me dão medo ☺
    Eu sei, eu sei o comentário ficou meio esquisito.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores autores, graças a ele gostei desse gênero literário. Afinal, é impossível não gostar quando se tem em mãos um livro tão envolvente.

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Adorei o post, pois não sabia praticamente nada sobre ele, somente que é adorado por muitos leitores!
    Tenho um amigo que assim como você adora os livros dele. Eu li apenas Carrie e sinceramente não gostei muito, achei a escrita chata, mas isso não me tira a vontade de ler outros dele como A Zona e Love que são dois que estão na minha lista de desejados.
    Você tem uma boa coleção dele hein? Comprou naquela promo do Submarino? To vendo aquele ali de cima na versão econômica, sem orelha.

    Enfim rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. esse homem deve ter sido abençoado por Deus antes de vir pra Terra por que pensa numa pessoas que só escreve livros F***s hahahaha
    St é perfeito e eu tenho uns quatro livros dele só =// tipo quero TODOS! *------*

    ResponderExcluir
  6. Feliz Aniversário Stephen King \o/ Um dos melhores autores,"o rei do terror".

    ResponderExcluir
  7. Será que sou a única que ainda não leu nada dele?? =/ rs

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia muito da história dele, mas AMO o trabalho que ele faz! Sério, é deeeemais! Enfim, Feliz Aniversário Stephen King *-*

    ResponderExcluir
  9. O Genero de Terror é muito abrangente, e o Stephen King parece escrever muito bem sobre o genero, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos seus livros, mas espero ler no futuro. parabens a ele :)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns (atrasados) Stephen King!
    Adoro as histórias dele. É incrível como ele consegue me grudar nos seus livros quando eu estou lendo!

    ResponderExcluir
  11. Este é um autor que eu quero ler muitos livros inclusive O Iluminado Carrie pena que ainda não deu pra ler !!!

    ResponderExcluir
  12. Olá tem interesse em vender o livro Depois da meia noite?

    ResponderExcluir
  13. Olá tem interesse em vender o livro Depois da meia noite?

    ResponderExcluir

Postar um comentário