Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: Feios - Scott Westerfeld

– Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio. –

Escrito por Scott Westerfeld. Possui 416 páginas, publicado no Brasil pela Editora Galera Record.  

 A história se passa no futuro (e que futuro!), com toda aquela tecnologia assustadoramente avançada de pranchas e carros flutuante. Nesse “novo mundo” que foi criado após o colapso que destruiu os “enferrujados” (que somos nós), tudo é feito para não desgastar a natureza e para que não haja dependência entre as cidades do mundo. Lá, as pessoas dividem suas vidas em antes e depois da “grande” operação. Deixe-me explicar melhor... Todos que nascem nessa “Nova Era” são considerados feios. Esses jovens moram na “Vila Feia” até completarem 16 anos, que é quando todos ganham de presente uma cirurgia que vai torna-los Perfeitos e irão viver em “Nova Perfeição”, uma cidade incrível onde todo dia é dia de festa. Apesar de parecer tudo muito bom, essa radical mudança tem um preço muito alto, e quem comanda tudo parece ter “esquecido” de mencionar ao resto do mundo. A operação não apenas deixa os jovens extremamente lindos e felizes, como também retira a capacidade de tomar as decisões por se só, deixando-os como bonecos assustadoramente lindos, felizes e incapazes de criar qualquer problema, diferente dos feios que só vivem se metendo em encrenca.

A protagonista que nos guia por esse mundo totalmente novo e ao mesmo tempo sinistro criado por Scott é a Tally Youngblood, uma garota incrível, mega divertida e isso tornou a leitura de feios infinitamente mais agradável.

Tally mal pode esperar para completar seus 16 anos e passar pela operação que a deixará perfeita, assim como o seu melhor amigo Peris que agora vive em “Nova Perfeição”. Mas enquanto o seu grande dia não chega Tally leva a vida burlando os sistemas desse novo mundo, aprontando muito e dando suas escapada para fora da Vila Feia; e numa dessas ela encontrou Shay, uma outra feia que viria a ser a sua melhor amiga e que por coincidência faz aniversário no mesmo dia que ela.

Tally sonha muito nesse dia em que elas se tornarão perfeitas juntas, mas parece que Shay não se liga muito nessa ideia. Shay pensa diferente, ela não deseja se tornar uma perfeita, mas sim fugir para a “Fumaça” como fez alguns de seus amigos; ela tenta convencer Tally a ir junto mostrando a ela lugares incríveis fora dos muros da cidade, que eram aonde os "Enferrujados" viviam. Muitas vezes Shay esperavam pela aparição de David, um garoto que vive na “Fumaça” e ate então considerado uma lenda, mas que a ajudará em sua fuga. Na véspera de seu 16º aniversário Shay propões a Tally fugirm juntas, mas foi perda de tempo, pois Tally acha tudo isso um absurdo e mesmo gostando muito de Shay ela não é capaz de abrir mão de se tornar perfeita. No tão esperado dia de seu aniversário, Tally é chama pela “Circunstâncias Especiais” que a chantageia dizendo que sua operação só será realizada se ela trair sua melhor amiga descobrindo e entregando onde fica o esconderijo dos enfumaçados.

E agora? Será que Tally trairá sua melhor amiga e toda a fumaça só para se tornar perfeita, ou ficará feia para sempre?
~~~

A história é totalmente original e surpreendente, adorei a forma como Westerfeld nos guia por esse desconhecido mundo futurístico, muitas vezes obrigando-nos a refletir sobre como realmente tudo será depois de alguns séculos. Gostei de todos os personagens, principalmente de Tally, Shay, David e isso facilitou bastante a leitura.

Feios é aquele tipo de livro que quanto mais você lê, mais você gosta e mais a protagonista "Tally" te surpreende. Meu único arrependimento foi por ter demorado tanto para comprar esse livro =p

Livros da série Feios:
1. Uglies    - {Feios}
2. Pretties - {Perfeitos}
3. Specials - {Especiais}
4. Extras   - {Extras}
5. Bogus to Bubbly: An Insider’s Guide to the World of Uglies

Scott Westerfeld já me conquistou em um único livro que li; agora estou mais ansiosa por “Perfeitos” a sequência da série.

.:: RECOMENDO::.
Minha Avaliação: ★★★★★- Ótimo!

Um livro que agradará bastante tanto os fãs de Ficção Científica quanto os de Ya Books.
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. tenho q ler esse livro, tá em casa esperando um tempo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que postagem incrível! Vou confessar que é muito raro ler uma postagem e ficar com vontade de comprar o livro, e comprar efetivamente... Não dou uma semana para ter começado a ler! Muito bom! Tô com um novo blog, além do livros que eu já li, o Canal 1, dá uma passadinha lá se tiver tempo ó http://apcanal1.blogspot.com/2010/09/brinquedos-eroticos.html beijoo

    ResponderExcluir
  3. Cel, acabei de ler Perfeitos e Scott Westerfeld deixa a gente boba com a capacidade de nos transportar para um mundo tão futurista.

    Parabéns pela resenha. :-)

    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  4. Ah eu quero como eu quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  5. Uau
    Cinco Estrelas?
    Sabe, esse livro eu queria e não queria ler. Mesmo todo mundo falando bem eu fiquei meio em dúvida, porque eu não gosto muito dessas coisas de futuro e naves e talz.
    Mas enfim, acabei achando no sebo e comprei, vamos ver né?

    Beijos Cel

    ResponderExcluir
  6. Um novo William GIbson? hummm faltam escritórios pós góticos que são a origem de Matrix, mas bem melhores rsrs vou atrás... boa resenha querida Cel, beijos... Creio que achará interessantes o miniconto que fiz recentemente um thrillerzinho de um futuro livro quem sabe...

    ResponderExcluir
  7. Comprei 'Feios' mas não li ainda!
    Não sei se irei gostar do mundo futurístico mas gostei da história e vou ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!!
    Hoje no meu blog tem um selinho para você!
    Te indiquei como "Blog de ouro"!
    Espero que possa responder e publicar!
    Beijoos
    :)

    ResponderExcluir
  9. Ele é ótimo mesmo ... nem esperava muito dele. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cel!
    Eu adorei Feios! Meu exemplar de Perfeitos chegou ontem, to louca pra ler. rsrs
    parabéns pela resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu amei esse livro!! Estou louca para ler "Perfeitos".
    Legal que você também gostou :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Cel, tudo bem?
    Esse é um livro que eu já pensei muito em ler ou não. Tem algo nele que não me atrai apesar das críticas positivas. Estou bem indecisa em comprar ou não.

    Bjos.

    http://mundo-de-papel1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ei Cel,

    Nossa eu preciso ler este livro, vou enrolando e passando outros na frente e mesmo agora que está como lendo no skoob eu ainda não comecei rsrsrs. Vai ser o próximo, sério hehe

    Adorei a resenha :)

    beijoo

    ResponderExcluir
  14. Muito legal o seu blog e já estou te seguindo.

    Quando tiver um tempo, venha conhecer um pouco do meu trabalho!

    Confira duas entrevistas:
    Jardim de Escuridão - Livro de Bianca Carvalho

    Paramita - CD de Luiz Vicunha

    Veja as promoções da Era Eclipse:
    Promoção Digital 1 - Marcador de Livro, Banner + Brinde(um livro surpresa)

    Promoção Digital 2


    BLOG // MYSPACE // TWITTER // ORKUT

    ResponderExcluir
  15. Oi flor!

    Tem sorteio lá no blog!!


    www.blogspot.com/fazdiconta


    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Vc arrasou nesse resenha. Snif. Ainda não li.

    Bjjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário