Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: Swoon: Amor Além do Tempo - Nina Malkin

“O QUE FAZER QUANDO O GAROTO DOS SEUS SONHOS É MAU DEMAIS PARA SER VERDADE?”

Swoon: Amor além do tempo, escrito por Nina Malkin, publicado no Brasil pela Editora Galera Record e com 360 páginas.

Com uma história absolutamente original e envolvente, Nina Malkin nos levou para o seu (um tanto complexo) mundo. O livro é divido em 4 partes:
“A árvore” que é quando Sinclair aparece e apronta bastante com o corpo de Pen; “A cidade” Quando Sin volta agora em seu próprio corpo; “A viagem” quando ele atravessa a barreira do tempo-espaço e “As lagrimas” onde tudo se clareia.

Comecei Swoon com “o pé atrás”, não esperando lá grande coisa, mesmo assim extremamente curiosa para conhecê-lo. E talvez por isso me surpreendi tanto.

“Lá estava! Aquele sorriso insolente, demoníaco, mais alto do lado esquerdo do que do direito e completamente irresistível” - Pg.98

Resenha do livro: A história é contada por Candice ou simplesmente Dice, uma garota de 17 anos bem diferente não das outras garotas mas do resto do mundo, pois ela tem o dom de ter visões e perceber espíritos. Ela se vê obrigada a mudar de New York para a pequena cidade de Swoon (o motivo é explicado no final do livro). Nessa nova cidade Dice está sempre na companhia de sua melhor amiga e quase irmã Penelope ou Pen (personagem que achei extremamente insuportável), tão perfeita que chega ser irônico, mas o fato é que ela não conseguiu me agradar em nenhum momento da história.

Tudo na vida dessas duas e de toda a cidade de Swoon começa a mudar quando Pen cai de cima de uma árvore, cuja tal queda deveria mata-la. Ao invés disso, Pen começou a agir de forma estranha (tradução: ousada demais). É então que Dice percebe a presença de um outro espirito dividindo o corpo com sua prima, e pior, algumas vezes ela conseguiu vê-lo tomar sua antiga forma, e assim que ela pôs os olhos nele, em Sinclair Youngblood Powers se apaixonou perdidamente.

Sinclair ou Sin (como começa a ser chamado) é um fantasma que viveu em 1769 no qual foi acusado injustamente do assassinato de sua amada Hannah, e morto enforcado. Com tanto ódio acumulado pela cidade de Swoon, Sin retorna a cidade séculos depois como espirito e divide o corpo de Pen. Logo depois com a ajuda (sem intenção) de Dice, ele consegue seu próprio corpo, agora furioso e em busca de vingança contra todos os moradores da pequena cidade, Sin começa a por em pratica o seu plano de destruição. Nem mesmo o amor que Dice sente por ele consegue freá-lo de tal fúria. Sin também gosta de Dice, seria incapaz de machuca-la, mas sua sede por vingança está em primeiro lugar, como afirma para ela na pg 237:
“_ Você é minha vida, mas não é o meu proposito”.
~~~~

Primeiro devo avisar que se procura romance tipo algo meloso nesse livro não vai encontrar. Acho isso um ponto positivo para o livro. Além disso, o mocinho que não é exatamente o tipo perfeito, tirando o fato dele ser lindo, cavalheiro, sedutor, irônico... eu já disse lindo? Sinclair, é na verdade o vilão (típico personagem perfeito pra mim). Algumas comparações: Sin não é exatamente como Patch de “Sussurro”, é bem pior. Ela tá mais para Heathcliffde “O morro dos ventos uivantes” que é um livro muito bom, diga-se de passagem. Nossa, e como Sin me lembrou Heathcliff; ambos buscam vingança, sabem seduzir (no caso de Sin, ele realmente conquista TODOMUNDO), resumindo, eles são “maus demais para ser verdade”. E o inacreditável é que eu gosto! Paratudo! Isso mesmo que está pensando, sou do contra, troço para o vilão (algumas vezes só). Mas cheguei à conclusão de que Sinclair é muito melhor (leia-se muito pior) do que Heathcliff e isso me faz gostar ainda mais. =D

O livro tem ainda todo aquele “lance” de muita droga, bebida, etc. e sei que por isso teve gente que não gostou de Swoon, mas levando em conta como as “coisas” estão, a autora está sendo apenas realista. Eu penso que a grande questão levantada por Nina Malkin era exatamente tudo isso (tudo isso = drogas, bebidas, etc) e como a sociedade está se comportando em relação. O problema é que ela explorou demais esses elementos e não concluiu, deixando a sensação de que algumas coisas eram desnecessárias para história.

A história também é um pouco complexa devido ao fato de o fantasma Sin ser de muitos séculos antes de Dice; de como juntos, eles atravessam a barreira do tempo-espaço, a difícil compreensão do amor entre eles por não está explicito (para desengano de muitos leitores). Eu gostei de “todo o conjunto”, e “Swoon: Amor além do tempo” é um livro TOTALMENTE original, (diferente) e por isso causou estranheza em muitos, e por isso também que ele se tornou um dos meus livros “Revelação de 2010” (risos).

Já o final, minha nossa... é lindo! Nessa quarta parte do livro tudo é esclarecido, e Sin... OMG! Vai ter gente que odiará esse final, mas achei que combinou 100% com a história, e fez dela ainda mais original... é melhor eu parar por aqui né?
Agora se Swoon é bom, ótimo ou ruim? ...Descubra você mesmo =p

RECOMENDO; mas com uma condição. Você tem que ler como quem não quer nada, não esperando romance, mas vale se apaixonar por Sinclair; e poderá ate se surpreender e gostar.

Minha Avaliação: ★★★★★ - >Excelente!

ღ Na Lista Dos Meus Melhores De 2010!
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Oi, Cel,

    Nem preciso dizer que me surpreendi com a tua resenha, né!

    Mas gosto é assim mesmo, não podemos discutir só respeitar! É como vc disse: "Agora se Swoon é bom, ótimo ou ruim? ...Descubra você mesmo =p" é isso ai, tem de ter a própria opinião! vc já leu a minha resenha e já sabe o que achei...

    Gostei da tua resenha, apesar de ter opinião diferente sobre o livro.

    beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei confusa agora ,,,leio ou naum leio .....muito legal a sua resenha ..bjokass

    ResponderExcluir
  3. Nossa falo tá falado... Fiquei curioso para ler!

    ResponderExcluir
  4. Vc é a primeira q disse tantas coisas boas desse livro... kkk
    ainda não li, mas tá aqui na minha estante, só preciso começar...
    Adoro o Heathcliff!!! Amo os malvados... kkk
    Adorei a resenha!!! Opinião diferente!

    ResponderExcluir
  5. Li muitas coisas boas sobre o livro e ele já está na minha lista de desejos!!
    Ótima resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece tãoooo bom!! Quero muito ler... e ele foi pra sua lista de melhores do ano... foi esse ano q vc leu Stephen ne?! hasuhsahu
    caraca entao deve ser muito bom msmo!!
    Adorei a resenha!!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. OI Cel!
    Aiii, não me interessei muito pelo livro na primeira resenha que li, mas agora estou pensando melhor. Acho que vou dar uma chance a ele. kk
    BJs

    ResponderExcluir
  8. Comprei esse livro, mas estava com medo de ser mais uma romance açucarado. Levei um susto quando vc citou Sussurro e O morro dos ventos uivantes. Estou lendo O morro dos ventos uivantes e estou amando.
    Achei que fosse mesmo mais um romance desses parecido com Sussurro (que não gostei). Vc disse parecido com Heathcliffde??? Se for desse ser ótimo!!!
    Não posso esperar para lê-lo.
    BjOss

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha me interessado por Swoon, mas depois acabei desistindo. Mas agora, eu voltei a ficar interessada, menino malvado? (é dos maus que elas gostam mais (8)) aihauhsiahsas Acho que vou dar uma chance para o livro. Também amei Sussurro :D
    Por fim, adoro seu blog e adorei sua resenha, mas acho que nunca tinha comentado aqui (vou passar a fazer isso com mais frequencia :D)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Já gostei, sem ler mesmo já gostei! HSAUHAUSA
    Adoro o não-romance, o mais sombrio, e Cel: também gosto dos vilões, só que diferente de você, acho, torço para eles em todos os livros, filmes e todo o resto.

    A história parece incrível e a resenha muito boa (#umajanelasecreta4rever

    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Aww nossa, não consiigo ter vontade de ler Swoon x_x
    Mas a sua resenha de deixou assim: AW, COMO? AH, PQ EU QUERO LER AGORA? :O

    HUAHSA muito legal ^^
    Mas, mesmo assim, acho que não... Pelo menos agora não acho que queira ler.
    Aliás, é para maiores de 16 (humpf) e então, não :P

    xoxo ;*
    Vinha.

    ResponderExcluir
  12. Estou em cima do muro quanto a ler esse, mas a resenha me deixou curiosa para conhecer esse Sin - gostei do nome.

    ResponderExcluir
  13. Tinha lido umas resenhas bem pessimistas, digamos assim, sobre Swoon... mas após ler a sua resenha irei rever meus conceitos e dar uma chance ao Swoon ;-) Fiquei curiosa para conhecer o Sinclair, além da Dice, claro!

    @mandynha_PE

    ResponderExcluir
  14. amei o blog fala sobre tudo que eu amo *_* ja estou seguindo tenho um tbm se puder e quiser seguir http://garota-identidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiii Celsinha! To seguindo o seu blog também! ^^
    Nossa, adorei a resenha... quero ler esse livro!
    :)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Aaah, adorei sua resenha! Sério mesmo, vc foi bem honesta mostrando os pontos altos e baixos do livro. Fiquei curiosa pra conhecer o pecadão (pq esse apelido Sin é beem estratégico, huh? XD)

    Vou tentar passar mais vezes por aqui para ver as novidades (:

    ResponderExcluir
  17. Oi Cel!
    Esse livro já está aqui na minha estante e estou só esperando uma boa oportunidade para lê-lo. Vi muita gente dizendo que não gostou muito do livro, mas pelo o que você descreveu, acho que vou gostar sim!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  18. Cel!

    Opiniões diversificadas eu ouvi e li do livro, mas ainda quero ler para ver o que eu acho, que bom q vc gostou!!!

    Beijos;)

    ResponderExcluir
  19. É meu tipo de livro top rs vou em busca. Bela resenha Cel! S A U D A D E S tuas querida. beijos linda. ótima semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário