Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

Desafio Literário 2014


Olá pessoal!! Já iniciei 2014 puxando minha orelha, e por que não lançar também um desafio literário aqui no Uma Janela Secreta?

O desafio consiste em realmente diminuir minha pilha de leitura, para isso estou forçando a barra de verdade comigo mesma. Para começar, o primeiro desafio de 2014 que me submeti foi ler no mínimo 100 páginas por dia (sem essa de tentar compensar no dia seguinte, eu só durmo depois de ter lido pelo menos as cem). O segundo é este desafio literário onde estabeleci uma regra diferente para cada mês, além de continuar seguindo com minhas leituras normalmente. Quem gostar também pode aderir ao desafio, lembrando que não vale comprar livros mas pode improvisar. Preparados para conhecer o desafio? ;)




Janeiro: Começar uma nova série
Nada melhor que iniciar 2014 conhecendo coisas novas. Sabe aquela série que está lá na sua estante e você sempre quis ler mas ainda não teve oportunidade? Então, agora é a hora de desencalha-la. 

Fevereiro: Sete livros em sete dias
Ler um livro por dia durante sete dias. O ideal é escolher livros menores e com a temática mais leve assim você não se enrola todo.

Março: Pela capa
Dessa vez a sinopse ou autor não interessam. É bater o olho no livro com a capa mais atraente e torcer para que o conteúdo também seja.

Abril: Ilustrações
Escolha um livro recheado de ilustrações, que também pode ser uma HQ ou mangá.

Maio: Diversão
A regra agora é se divertir. Escolha um gênero bem engraçado, poder ser chick lit, fantasia ou juvenil, a ideia desse mês é diversão.

Junho: Cultura
Está na hora de conhecer outras culturas, pode ser livros que se passem em nosso Brasil, em outros países, outras épocas, mas que de certa forma retratem sua cultura.

Julho: Mais de 500 páginas
Ler um livro com mais de 500 páginas. O que não falta na pilha de muita gente são esses livros mais "gordinhos" que vão sempre sendo empurrados pra depois.

Agosto: Biografia
Não é bem o forte de algumas pessoas, mas tem sempre aquela biografia que as vezes bate a curiosidade e que adoraríamos ler para saber um pouco mais. (Vale biografias de todos os tipos: Pessoas, seriados, personagens...).

Setembro: Secreta
Ler um livro que envolva Sociedades Secretas neste mês de aniversário do Uma Janela Secreta.

Outubro: Mais de 100 anos
Ler um livro que tenha sido lançado a mais de 100 anos, ou seja, procure nos clássicos.

Novembro: Livro com fruta na capa
Escolher um livro que tenha uma fruta na capa. Se não achar pode ser com doces, só é procurar direitinho na estante que deve ter algum. 

Dezembro: Finalizar uma série
Sabe aquela série que está completinha na estante e que você só leu alguns volumes, ou ainda nem iniciou a leitura? Então, o ano chegou ao fim e seria interessante finalizar uma série junto.


Não deixe de conferir os outros posts relacionados ao desafio e como/se estou conseguindo cumpri-lo:




Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Desafios literários são muito legais, mas meu "acervo" não é grande o bastante pra isso :( Quando parar de depender dos lançamentos de cada mês de uma editora, aí sim, leio direitinho.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Clarinha! Mas seu acervo vai crescer, e muito haha... Eu antes nem imaginava que ia ter tantos livros em tão pouco tempo, e a pilha dos não lidos só aumenta... O jeito é recorrer aos desafios e metas ^.^

      Excluir
  2. Eu estava em busca de um bom desafio literário para fazer e gostei muito do seu, vou participar! Beijos http://stardustbones.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Lívia! Que ótimo que gostou. Hoje anoite, ou no máximo amanhã, sai minha lista com os livros pro desafio. Depois quero ver a sua também ;D
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, CEl.
    Adorei esse seu desafio. Ainda não decidi se vou fazer algum desafio esse ano, mas se for fazer, o seu é o que mais me agradou até agora!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camis! Obrigada, que ótimo que gostou. Espero que decida fazer ^.^
      2014 eu tô empolgada, é bom que compenso o ano passado. rsr
      Beeijos!

      Excluir
  4. Esse é um dos desafios literários mais legais que já vi! Eu poderia até arriscar, mas acho que não cumpriria nem metade desse desafio... boa sorte :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mi! o/
      Haha, vai que você consegue... Só tentando. =p
      Lembrando que vale improvisar na escolhas, caso não tenha nenhum livro que bata com o desafio de algum mês. Beeijos!

      Excluir
  5. Adorei essa ideia, menina, tô a tempos querendo fazer desafios e não consigo, mas agora vai ... amei seu canto !!
    Bejuuu
    Bibliogamia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuu! Obrigada Aline. Boa sorte para a gente então ;)
      Beijinhos.

      Excluir
  6. Gostei demais desse seu desafio. Não tenho, ainda, livros que se encaixe em todos os tópicos, mas aí a gente improvisa õ/
    Os que puder vou fazer : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Fernando! ;)
      Improvisa mesmo. haha... O legal é que a gente se diverte e ainda acaba lendo os livros que nem tínhamos pretensão de ler por agora. Depois me fala suas escolhas, as minhas saem em vídeo daqui a pouquinho.

      Excluir
  7. Olá!
    Sou nova por aqui, amo literatura e gostaria de saber se posso participar mesmo já estando em outro desafio.
    Aguardo ansiosa!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabi! Seja bem vinda!
      É claro que você pode participar. Eu vou adorar ;)
      E se houver algum mês em que não dê para cumprir, não tem problema, você pode continuar com o desafio normalmente.
      Aguardo suas escolhas, depois vou lá conferir.

      Beijos!

      Excluir
    2. Ok!
      Muito obrigada pela atenção, Celsina!

      Até mais!!

      Excluir
  8. Adorei as idéias!
    Acho que vou começar uma nova série (Amante Sombrio está encalhado há um bom tempo na minha estante) haha
    Queria muito seguir todos mas o de fevereiro já sei que vou quebrar, pois o tempo falta aqui em casa :/

    Boa sorte flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Fê!
      Não tem problema se não consegui cumprir algum mês, mas seria bem legal se você participasse, quem sabe não consegue o de fevereiro?! rsrs
      Tenta também. Beijinhos *___*

      Excluir
  9. Adorei o desafio Celsina, maaaaas eu ando meio desanimada no começo deste ano, apesar de que já li 05 livros em 2014. O fato é que daqui pra frente quero me sentir mais livre com as minhas escolhas e decidir as próprias leituras sem impor uma meta. No entanto, acho isso muito bom para quem segue certinho, mesmo porque garante uma disciplina maravilhosa e possibilita descobertas de ótimas obras. Parabéns pela iniciativa. Beijos, Fê - Segredos em Livros

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia flor *o* participando.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o desafio Celsina! :)

    Ainda bem que vc escolheu fevereiro como o mês de 7 livros em 7 dias, pois estarei de férias \o/ yay! :)
    Vou participar! Devo postar na próxima semana sobre ele lá no blog :D
    Uma pergunta rsrs, eu não tenho NENHUMA biografia aqui, e nem tenho tanta vonta de ler assim, como faz? o/

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vou estar de férias. Haha \o/
      Sem problema, você pode improvisar no seu desafio do mês de agosto. Não precisa ser necessariamente uma biografia, pode ser algum livro que fala sobre: séries, algum personagem, filme, ou qualquer outra "coisa". É possível fugir um pouco da regra também. =p
      Que ótimo que vai participar. Depois me avisa, estou curiosa para saber suas escolhas. ^.^

      Excluir
    2. Ei Celsina, já fiz o post o link está aqui :D http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/2014/01/desafio-literario-2014.html

      Excluir
  12. Olá Cel!!! Nossa achei demais este desafio!!! E achei ele bem bem " variado" com biografias, séries e clássicos!!! Uma ótima forma de variar bem a leitura =)
    Mas confesso que acharia bem complicado para poder seguir o desafio, pois minhas leituras são frequentes , mas tenho dificuldade de ler muito em um dia. Mas achei uma ótima iniciativa!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. oi Cel !

    ADOREI o desafio, com toda certeza já vou começar a participar (:
    preciso diminuir as leituras pendentes da minha estante

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida. Sempre é bom se por um pouco na parede né hihi, mas com trabalho e universidade eu sei que não consigo seguir bem a linha. Vou me traçar um desafio de ler um livro por semana e um no fim de semana. Ufa, sorte para nós né o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. aaaaaaaaaaaaah :( acho que nao vou conseguir o desafio com livros na mao!! pq nao tenho tanto dinheiro kkkkkkkkk mas vou tentar fazer com livros em PDF \o/ vou tentar!! boa sorte a todos *-------*
    beeeijos

    ResponderExcluir
  17. Amei o desafio!!! Tenho vários livros não lidos... Vou participar e aproveitar para diminuir a listinha!!!
    Amanhã já faço a listinha dos que lerei =)

    Beijos
    Tífany - osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Legal esse desafio, mas seu me cobrar 100 páginas por dia eu vou ficar triste porque não conseguirei ler tudo. A minha meta para esse ano é ler mais do que eu li ano passado, sei que não é muita coisa, mas é um começo.
    Boa leitura ^^

    ResponderExcluir
  19. Olá! Seu blog é muito legal! Que tal fazermos uma parceria de divulgação entre nossos blogs? Visite o meu www.tudodebomedobem.com.br. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns por ir com cara e coragem nos desafios literários...
    Eu nem entro em desafios deste estilo, pois com minha falta de tempo, provavelmente não conseguiria cumprir a meta....
    Mas boa sorte para você, Flor!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua lista, vc tem bom gosto, porém senti a falta do Livro "reverso" se vc ainda não leu, não perca mais tempo, esse é o link . braços..
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎
    • busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso‎

    ResponderExcluir
  22. Celsina, adorei os temas do desafio, principalmente os de ''sete livros em sete dias'' e ''secreta''.
    Espero que você consiga até superar todo esse desafio, assim como já consegui passar minha meta de janeiro.

    ResponderExcluir
  23. Uau, que desafio ótimo! Vou começar esse mês e isso que já to lendo Madame Bovary! Vai ser interessante tentar ler mais 8 livros :D

    ResponderExcluir
  24. Adorei o desafio! Será que posso começar agora? Vou fazer a minha lista e me organizar pra conseguir cumprir todos os meses! :)
    Beijo.
    Ana Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode Ana! Boa sorte com o desafio ;)
      Assim que você fizer suas escolhas coloco seu blog na lista de participantes. Beeijos!

      Excluir

Postar um comentário