RESENHA: Festa no Covil – Juan Pablo Villalobos
junho 18, 2012- Editora: Cia das Letras
- ISBN: 9788535920260
- Ano: 2012
- Páginas: 88
- Gênero: Narcotráfico;
- Onde comprar:
Um romance que nos mostra um panorama impaciente e sem moralismos da violência do narcotráfico pelos olhos de uma criança. Apesar de não ser exatamente um livro que agrada todos, Festa no Covil me fisgou e encantou totalmente – adorei poder ler cada página!
Parece que o país Libéria é um país nefasto. O México também é um país nefasto. É um país tão nefasto que você não pode conseguir um hipopótamo anão da Libéria. O nome disso na verdade é ser de terceiro mundo."
Villalobos nos apresenta a história de um garotinho chamado Tochtli que vive num palácio e narra a sua busca por um hipopótamo anão da Libéria, mas Festa no Covil vai muito mais a fundo que isso. A medida que Tochtli vai nos contando sua rotina, suas manias, percebemos que vive num mundo devastado. À beira de um abismo.
Tochtli é filho do rei de um dos maiores impérios do narcotráfico, e dono de uma memória fulminante, sempre cheio de ideias e novos desejos, mas vive cercado de solidão e por isso sempre recorre a imaginação e sua "coleção de chapéus" que o permitem ser o que quiser.
Tochtli é filho do rei de um dos maiores impérios do narcotráfico, e dono de uma memória fulminante, sempre cheio de ideias e novos desejos, mas vive cercado de solidão e por isso sempre recorre a imaginação e sua "coleção de chapéus" que o permitem ser o que quiser.
Antes de dormir procurei no dicionário a palavra prestígio. Entendi que o prestígio se trata das pessoas terem uma ideia boa de você, de acharem que você é o máximo. Nesse caso você tem um prestígio. Patético."
Acompanhamos relatos assustadores e hilários. Cada vez era possível entender um pouco mais a situação do garoto Tochtli. Também somos sempre envolvidos pelas criticas secas do autor, sendo como o próprio relata, querer dizer exatamente o contrário.
Realmente os cultos sabem muitas coisas dos livros, mas não sabem nada da vida."
Festa no Covil é como "uma inversão em pesadelo de Alice no Pais das Maravilhas..." – Não que seja um livro de terror, pois trata-se de um livro bem real, o problemas é que a realidade pode assustar. Mas por outro lado, este também pode ser um romance bastante cômico ao acompanharmos os pensamentos de Tochtli e os seus desejos, muitas vezes os mais absurdos, serem atendidos.
Em poucas páginas Juan Pablo Villalobos me convenceu criando um excelente livro. Sem dúvida uma estreia admirável – uma leitura memorável!
.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ★★★★★ -> Excelente!
6 comentários. Clique aqui para comentar também!
O duro de ler as resenhas é q da vontade de comprar tudo! hehehe
ResponderExcluirJá qro esse tb!
Oie...
ResponderExcluirTudo bom?
Já li muitas resenhas positivas sobre este livro... Estou bem curiosa... =)
Adorei seu blog... Já estou seguindo...
Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br
Oi Celsina
ResponderExcluirEu adorei o livro também, ele é triste, mas as ideias e divagações do garoto são brilhantes. Concordo contigo, não deve agradar a todos, e é excelente.
Bjus
Olá Cel
ResponderExcluirAcho que esse livro me agradaria,
por que eu não faço exitação quanto
ao livro. Agora posso não gostar também
é claro. Ele tem uma capa muito bonita!
A resenha ficou ótima!
Lucas
livrosecontos.blogspot.com
Sempre ví elogios ao livro, mas nunca tinha lido uma resenha... Agora que li a sua fiquei com vontade de ler... Sabia do que se tratava mas não da forma em que era abordada! muito interessante eu quero!
ResponderExcluirQUeria ler esse livro só pelo titulo, e saber o resto da história deixa tudo mais interessante.... mas parafraseando... a realidade pode ser assustadora mesmo....
ResponderExcluirQUero ler!