Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

RESENHA: Os Pilares da Terra #2 - Ken Follett

Um belíssimo e um tanto pesado romance histórico escrito por Ken Follett, publicado no Brasil pela Editora Rocco, dividido em dois volumes. Sendo esse o segundo volume da história composto por 608 páginas e o primeiro com 494 páginas.

Só lembrando que os dois volumes na verdade são um único livro, mas vendido separadamente, então vou falar só superficialmente de cada personagem, nada de entrar em detalhes dos acontecimentos dos dois livros. No primeiro volume conhecemos os personagens, o ritmo da história e também tentamos nos acostumar à sua narrativa que vem leve e, de repente se torna densa e cruel no segundo volume.

Resenha do Livro: A história se passa na Inglaterra, no século XII, e tudo gira em torno da construção de uma nova catedral para a cidade de Kingsbridge, e é na construção dessa catedral que os personagens se conectam.

Somos apresentados a Tom Construtor e sua família, Martha e Alfred seus filhos e sua mulher gravida Agnes, com Tom desempregado eles se dirigem à cidade de Kingsbridge, onde lá Tom deseja realizar o sonho de construir uma catedral. No meio do percurso Agnes morre dando a luz a seu filho, toda a família desesperada por não ter o que comer e ainda sem saber como alimentará esse novo membro resolvem abandona-lo na floresta, já que a morte para ele é certa. Ainda a caminho de Kingsbridge, Tom conhece e se apaixona por Ellen, que vive na floresta com o seu filho Jack, juntando assim as duas famílias.

Conhecemos também o Prior de Kingsbridge, Philip, um homem inteligente e muito bom, que para conseguir se tornar prior adquiriu muito inimigos, um dos mais terríveis e importantes é o ambicioso bispo Waleran Bigod, que vai fazer de tudo para impedir a construção dessa nova catedral.

No outro lado da história (que também irá se juntar) conhecemos a jovem e determinada Aliena, que despertou a irá da família Hamsleigh ao romper o noivado com o perverso e inescrupuloso William Hamsleigh. Insultados, os Hamsleigh invadem e tomam o condado de Shiring, obrigando Aliena e o irmão Richard a fugirem. William será um verdadeiro demônio durante toda a história, perseguira Aliena e impedirá diversas vezes que ela consiga ser feliz.
Nesse livro, com personagens tão bem apresentados e uma história marcante, eu me via angustiada com o quão injusto pode ser o mundo, desesperada com tanta crueldade descrita nas páginas desse livro onde foi bem retradada a realidade medieval, chegando a momentos de querer destruir (literalmente) o livro de tanto ódio que senti de alguns personagens, em especial William Hamleigh, um homem sem nenhum escrúpulo. Eu não estava mesmo brincando quando disse que a densa narrativa de Ken Follett é realmente assustadora, pois ele usa nessa sua fantástica obra que é "Os Pilares da Terra" uma escrita pesada e quase sempre cruel, muitas vezes me fazendo odiá-lo por tanta maldade, e por outro lado me fazendo admirá-lo por conseguir comandar os meus sentimentos de forma tão intensa, chegando a me surpreender.

Apesar do livro ser muito bom, ele é extremamente descritivo, a tal ponto de tornar sua narrativa em alguns momentos cansativa, e também é preciso ter muita vontade para vencer as 1102 páginas que compõe esses dois volumes. Mas ao final verá que valeu apena, a história é muito rica, mesmo sabendo que é uma ficção, você acaba aprendendo alguma coisa.
Devo avisar de novo que esse é um livro que vocês passarão muita... muita raiva (eu já disse que vai passar muita raiva?), mas não pela história ser mal construída ou cansativa demais, nada disso, Ken Follett é impecável na sua narração, e por ser tão impecável que ele conseguiu me despertar verdadeiro pavor por alguns personagens. O “homem” escreve tããão bem que esses sentimentos mais intensos é só uma prova disso. Agora já posso afirmar que sou fã de Ken Follett e lerei muito em breve “Mundo Sem Fim” que é como se fosse a continuação de “Os Pilares da Terra”, mesmo sendo contada muitos séculos depois, mas ela se passa no mesmo cenário, em Kingsbridge e com os descendentes da primeira história.

.:: SuperRecomendado ::.
Minha Avaliação: ★★★★ -> Muito Bom!

Noticia: Os Pilares da Terra (The Pillars of the Earth) virou minissérie, já imaginou? Achei ótimo! A história está sendo adaptada em oito capítulos, e exibida pelo canal americano Starz. Parece que só está disponivel até o 4º episodio, o que pra mim já tá muito bom, vou começar a assitir e depois conto para vocês aqui no Janela Secreta
Cique aqui para saber mais e baixar a minissérie legendada.


Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. eu estou com os dois volumes do os pilares da terra,e adorei a sua resenha,despertou a vontade de pegar e comecar logo a ler, principalmente pela avaliacao.
    :D
    Da MK eu gostei muito de melancia,é agora ou nunca e ferias,para mim sao os tres the best dela.
    um beijaooo.

    ResponderExcluir
  2. NOssa que legal.. ja ouvi falar tanto desse livro.. to querendo lê-lo...mas putz é bem grandinho ne?! ashuuhas
    Adorei a resenha Cel..
    Fiz um post falando do teu blog, mas acho q vc nem viu... se quiser da uma conferida: http://livromaniaca.blogspot.com/2010/08/love-your-blog-1.html

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho de consumo é os dois volumes do Pilares da Terra, dizem que a narrativa é incrívelmente incrível!

    ResponderExcluir
  4. Oi Celsina! Estou com esse livro na pilha há meses...Só vejo críticas positivas dele! Vou ver se tomo vergonha na cara e leio logo! rs

    Adorei a resenha!
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Boa descrição sobre ele...fiquei curioso agora.

    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amei este livro vale a pena
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler este! Mas tenho medo de ele ser muito maçador e de me perder.
    Vou tentar dar-lhe uma oportunidade!

    bjinhos* Cel

    ResponderExcluir
  8. Oiee preciso da sua help!!

    Me add no meu novo blog?
    O meu antigo foi denunciado e deletado =S toh num sufoco pra add novamente tdas as minhas seguidoras!

    =*

    ResponderExcluir
  9. Ah! Me disseram que esse livro é ótimo! e adorei sua resenha... quero muito ler!
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário