Popular Posts

Blogroll

Categories

Autora

Pular para o conteúdo principal

Blogagem coletiva "Não ao Plágio"

A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.

O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.

Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que o layout do blog tem diversas semalhanças e vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.



Plágio 4 



As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.

O caso do blog Nossos Romances que teve seus textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude.
Mestranda em Física pela UFPEL. Apaixonada pelo universo dos livros e amante da ciência. Mãe de PANDA, PINGO e BUDDY.

Comentários

  1. Nossa, fiquei uns dias onge dos blogs amigos sobre livros e já me assustei com esses acontecimentos.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Horrível, as pessoas hoje em dia não tem noção. Se for usar o texto de alguém, tem que mencionar a pessoa no post ou em qualquer outra situação...
    Direitos autorais estão aí para serem respeitados!
    Apoio completamente isso de denunciar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente existe pessoas que não respeitam a propriedade intelectual de ninguém.

    Pura pobreza espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Palhaçada isso q fizeram com a Lili! Também apóio a blogagem coletiva.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, também apoio a causa e fico indignada com essas coisas absurdas que acontecem e na maioria das vezes ficam impunes.
    Coloquei o link no meu site desse post, para que mais pessoas fiquem sabendo.O link é esse
    http://noraroberts.com.br/2010/02/blogagem-coletiva-nao-ao-plagio/
    bjs Rosana

    ResponderExcluir

Postar um comentário